
Ilustração: Rodrigo Auada
A companhia aérea Azul concluiu seu IPO nesta semana, depois de várias tentativas e muita polêmica. Em 2013, a aérea chegou a ter o registro de companhia aberta negado pela CVM por possuir ações preferenciais que recebem 75 vezes mais dividendos que as ordinárias. Já na semana passada, o regulador suspendeu o IPO da companhia, na véspera da estreia na bolsa, por causa de um vídeo, publicado no site www.retailroadshow.com. Nele, David Neeleman, fundador da Azul, fazia uma apresentação com o suporte de slides. Como o acesso ao site era livre, a CVM entendeu que se tratava de material publicitário. Sendo assim, a Azul deveria, conforme a Instrução 400, ter pedido aprovação do regulador antes de divulgá-lo, o que não feito.
Em seu blog, o conselheiro de administração Renato Chaves aproveitou para comentar o assunto. Ele afirma que desaprova a estrutura acionária da companhia por desequilibrar interesse econômico e poder político, mas pondera que parte das alegações da CVM para suspender a oferta reflete um certo anacronismo regulatório: o uso de site para disponibilizar informações sobre ofertas, observa, é algo usual mundo afora.
No Twitter, o IPO da aérea também ganhou destaque. A Nyse fez questão de chamar atenção para a companhia em suas contas nas redes sociais, publicando fotos da estreia da Azul, que também ofertou ações no pregão americano. Mas se houvesse uma competição, a Azul não seria a aérea mais comentada nas redes sociais nesta semana — o posto iria para a United Airlines, que, inclusive, tem parceria operacional com a Azul. Depois que um vídeo de um passageiro sendo arrastado para fora de uma aeronave rodou o mundo, a empresa vem sendo pressionada para demitir seu CEO.
Quer continuar lendo?
Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X
Ja é assinante? Entre aqui >
Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!
Participe da Capital Aberto: Assine Anuncie
Tags: abertura de capital IPO Renato Chaves Instrução 400 Azul n@ web B3 Encontrou algum erro? Envie um e-mail
Comentários