Pesquisar
  • Gestão
Perigo da visão de curto prazo está nos guidances, avalia CII
Associação que representa investidores institucionais americanos discorda da ideia de que problema seria dos relatórios trimestrais 
Perigo da visão de curto prazo está nos guidances, avalia CII

Ilustração: Rodrigo Auada

O Council of Institutional Investor (CII), associação que representa investidores institucionais dos Estados Unidos, não concorda com a visão de que os relatórios trimestrais possam levar empresas e investidores a se concentrar demais em aspectos de curto prazo. Mas os chamados guidances — projeções da diretoria a respeito do desempenho futuro da empresa — são sim perigosos. A opinião é uma resposta a uma consulta pública feita pela Securities and Exchange Commission (SEC), reguladora do mercado americano, sobre o tema.

O problema envolvendo a divulgação menos frequente de informações (por relatórios trimestrais) é que ela intensificaria a volatilidade dos preços das ações e direcionaria maior foco dos investidores a flutuações de curto prazo, já que eles passariam mais tempo tentando “adivinhar” como está o desempenho da empresa. O guidance, por sua vez, é bem diferente: tem caráter especulativo e preditivo.

A SEC pediu a participantes do mercado comentários sobre a exigência de divulgação trimestral do formulário conhecido como 10Q (informações financeiras não auditadas) e sugestões para aumentar a efetividade da transparência das empresas e facilitar a divulgação de informações sobre as companhias. Em agosto do ano passado, o presidente Donald Trump solicitou à SEC que estudasse a possibilidade de tornar as divulgações semestrais.


Leia também

O peso dos incentivos errados na tragédia de Brumadinho 

Mudanças climáticas pesam no bolso 

O papel das empresas na redução das tensões sociais 


Outubro Liberado


Experimente o conteúdo da Capital Aberto grátis durante todo o mês de outubro.

Liberar conteúdo

Ja é assinante? Clique aqui

Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Outubro Liberado

Experimente o conteúdo da Capital Aberto grátis durante todo o mês de outubro.


Ja é assinante? Clique aqui

Acompanhe a newsletter

Leia também

mais
conteúdos

Siga-nos

APROVEITE!

Adquira a Assinatura Superior por apenas R$ 0,90 no primeiro mês e tenha acesso ilimitado aos conteúdos no portal e no App.

Use o cupom 90centavos no carrinho.

A partir do 2º mês a parcela será de R$ 48,00.
Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento.