Nova ferramenta de governança para investidores

Governança / Edição 23 / 1 de julho de 2005
Por 


O Institutional Shareholder Services (ISS), conhecido prestador de serviços de governança corporativa para investidores institucionais, e o website Yahoo! desenvolveram um projeto conjunto que fornece aos investidores uma ferramenta de avaliação das práticas de governança das companhias abertas norte-americanas. A parceria consiste no acesso gratuito dos usuários do site Yahoo! Finance ao índice de governança corporativa elaborado pelo ISS, denominado Corporate Governance Quocient (CGQ®). Com esta nova opção, os investidores podem avaliar não apenas os tradicionais múltiplos de mercado e dados financeiros das empresas, mas também suas práticas de governança.

A seção está inserida no tópico “perfil da companhia” e mostra em que percentual a empresa está em relação aos pares do setor e às companhias do índice S&P 500. Como exemplo, ao avaliar a empresa GM, o investidor receberá a informação de que a empresa possui um CGQ® melhor que 97,5% das empresas do setor automotivo e melhor que 93,6% das empresas componentes do S&P 500. O índice de governança CGQ® é calculado pelo ISS por meio de 61 variáveis de governança, categorizadas em oito áreas-chave: 1) conselho de administração; 2) auditoria; 3) provisões estatutárias; 4) provisões contra aquisições hostis; 5) remuneração dos executivos e conselheiros; 6) práticas progressivas; 7) estrutura de propriedade; e 8 ) educação dos conselheiros.


Quer continuar lendo?

Você já leu {{limit_offline}} conteúdo(s). Gostaria de ler mais {{limit_online}} gratuitamente?
Faça um cadastro!

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  ISS CGQ® Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Canal aberto com o profissional de RI
Próxima matéria
A exemplo dos vizinhos




Recomendado para você




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Canal aberto com o profissional de RI
Visando se comunicar de forma mais transparente com o público e reduzir a lacuna de informação entre grandes investidores...