Empresas familiares se destacam em transparência

Recente estudo realizado pela Universidade do Texas em Dallas, com empresas de controle familiar e não-familiar pertencentes ao S&P 500, revelou que essas últimas são menos transparentes em relação às suas práticas de governança por divulgarem menos informações voluntariamente. Constatou também que as empresas familiares apresentam informações financeiras de maior qualidade e estão mais propensas a alertar seus investidores sobre más notícias ocorridas nos negócios. Os resultados reforçam a idéia de que o conflito entre executivos e acionistas, típico no mercado norte-americano, é menor em empresas de controle familiar, já que o maior alinhamento entre propriedade e gestão faz com que essas companhias sejam menos avessas à divulgação de notícias ruins que poderiam afetar seus lucros no período.

Os resultados também confirmam a possibilidade de conflitos entre acionistas controladores e demais investidores ser maior nas empresas familiares, já que o nível de entendimento externo sobre o modelo e as práticas de governança se revelou mais baixo nessas companhias. Como resultado positivo para as empresas familiares, os pesquisadores constataram ainda diferenças de níveis de transparência entre aquelas que têm o fundador na ativa, atuando como CEO. Elas tendem a ser mais transparentes do que as empresas que estão na segunda ou na terceira gerações.

Ademais, as empresas familiares com classe única de ações se mostraram mais transparentes do que aquelas com duas classes (com e sem direito a voto), corroborando a idéia de que a adoção do princípio uma ação, um voto contribui para um maior alinhamento de interesses entre os acionistas e um maior disclosure das informações.


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