Doações políticas não agregam valor aos acionistas

Recente estudo intitulado Corporate Political Contributions: Investment or Agency, elaborado por três pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, investigou se as doações políticas das empresas norteamericanas representam um bom investimento em capital político e se geram retornos extras para seus acionistas. O estudo utilizou todas as contribuições políticas realizadas de 1991 a 2004 e chegou à conclusão geral de que as doações possuem uma correlação negativa com os retornos extras das empresas no futuro.

Especificamente, os autores estimaram que um aumento de US$ 100 mil nas contribuições corporativas se mostrou associado a uma redução do retorno para os acionistas da ordem de 0,7% ao ano. Desta forma, os pesquisadores concluíram que as doações políticas estão bem mais próximas de evidenciarem sérios problemas de agência (conflitos de interesse) nas empresas do que de gerarem maiores retornos para os acionistas.

Eles constataram ainda que as piores práticas de governança corporativa se mostravam associadas a maiores doações, levando a menores retornos futuros. Ao mesmo tempo, empresas com boas práticas de governança, tais como pessoas diferentes nos cargos de CEO e presidente do conselho, e com menor nível relativo de remuneração dos CEOs, se mostraram associadas a um menor nível e freqüência de doações.

A idéia de que as contribuições políticas das empresas representam muito mais benefícios pessoais para seus executivos e controladores do que retornos extras para os acionistas se alinha à visão dos investidores ativistas. Em recente pesquisa da organização não-governamental Centro para Prestação de Contas Políticas (Center for Political Accountability), 73% dos acionistas entrevistados acreditavam que os gastos políticos das empresas são freqüentemente realizados visando propiciar ganhos pessoais para os executivos, em vez de atender a interesses corporativos. Assim, um aumento substancial do nível de disclosure sobre as contribuições políticas das empresas torna-se necessário dentro das boas práticas de governança corporativa.


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