Em vigor desde janeiro deste ano, a MiFID II — sigla, em inglês, para a segunda diretiva da União Europeia para instrumentos financeiros — tem provocado mudanças profundas nas áreas de análise dos bancos de investimento e de corretoras (sell side). A regra acaba com uma prática que era praxe no setor: a distribuição “gratuita” dos relatórios de research — esse valor, na verdade, estava embutido na taxa de corretagem paga pelas gestoras. Com a mudança, os bancos de investimento estão tendo que rebolar para vender suas análises — e isso em meio a um cenário em que o sell side já vinha perdendo prestígio. Para saber mais sobre os efeitos da MiFID II, não deixe de conferir a reportagem de Letícia Paiva.
Outro destaque é a seção Alta&Baixa, que trata, nesta edição, da desvalorização das ações da Tecnisa. De acordo com dados da Economatica, as ações da incorporadora desvalorizaram-se 53,62% nos 12 meses encerrados em 8 de outubro. As razões para a baixa são exploradas na reportagem de Rodrigo Petry, que mostra como a crise econômica transformou a Tecnisa numa “gestora de estoques”. A última vez que a empresa fez um lançamento foi em 2016.
Nesta edição também apresentamos a crônica de Carlos Augusto Junqueira de Siqueira. Como observa o autor, os brasileiros comparecerão às urnas daqui a algumas semanas em eleição apontada como imprevisível. Mas, conforme os hábitos nacionais, mais frequentes são as surpresas que vêm depois — e não faltam exemplos disso, como revela o texto “Desafios à lógica”.
Em tempos tão incertos, o colunista Evandro Buccini dedica a sua coluna a abordar as lições de quem, de dentro do setor público, pensa sobre o Brasil. O foco são as reflexões de Pedro Parente, Mansueto Almeida e Luís Roberto Barroso. Segundo o economista da Rio Bravo, elas ajudam a pensar nas mudanças que o Brasil precisa fazer para se tornar um país sem problemas fiscais, em que haja espaço para as discussões de projetos que garantam crescimento mais rápido e sustentado.
Outubro Liberado
Experimente o conteúdo da Capital Aberto grátis durante todo o mês de outubro.
Liberar conteúdoJa é assinante? Clique aqui
Outubro Liberado
Experimente o conteúdo da Capital Aberto grátis durante todo o mês de outubro.
Ja é assinante? Clique aqui