Rescaldos de maio

Editorial | semana de 2/07 a 6/07

Editorial / 4 de julho de 2018
Por     /    Versão para impressão Versão para impressão


Os efeitos sobre a Petrobras da greve dos caminhoneiros, de maio deste ano, desmoronaram os alicerces que sustentavam a alegria dos investidores com a petroleira. Para discutir o que esperar da atual gestão da companhia, agora sob a batuta de Ivan Monteiro, e de sua política de preços, os repórteres Rodrigo Petry e Letícia Paiva conversaram com três especialistas: Ilma Garcia, sócia-diretora da consultoria empresarial ITAG, Guilherme Affonso Ferreira, ex-conselheiro de administração da Petrobras, e Jean-Paul Prates, dirigente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne). Os melhores momentos das entrevistas compõem a coluna “Antessala”, publicada nesta semana.

O movimento dos caminhoneiros também serviu de inspiração para a coluna de Ana Siqueira, sócia da Maple Consultoria. No texto, ela disserta sobre a necessidade de o Estado brasileiro melhorar sua gestão e governança — afinal, falhas nessas searas têm potencial para gerar impactos bastante negativos para a população e a economia.

Esta edição também marca a estreia de Carlos Augusto Junqueira de Siqueira na CAPITAL ABERTO. O advogado passa a assinar a seção “Crônica”, que será publicada a cada dois meses. O primeiro texto aborda as perigosas semelhanças entre as fake news e o insider trading, além das graves consequências de ambos.

Em “Análise”, o historiador e ex-corretor de valores Ney Carvalho critica a alteração do nome da BM&FBovespa para B3, passado um ano da fusão com a Cetip. Segundo ele, a mudança foi “um marketing tolo e sem sentido”.




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
FII é alternativa para o poder público
Próxima matéria
Capitalismo consciente



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Leia também
FII é alternativa para o poder público
  O fundo de investimento imobiliário (FII), conforme definido pela Instrução 472 da Comissão de Valores...