Lei controversa

Editorial | semana de 12/02 a 16/02



Promulgada em 2010, a Lei Dodd-Frank impôs uma série de regras a serem seguidas por bancos e companhias de capital aberto nos Estados Unidos. Sua criação foi uma resposta à crise financeira mundial de 2008, que expôs a escassa preocupação de instituições financeiras e empresas de crédito imobiliário com conflitos de interesses e gestão de riscos. Passados sete anos da edição dessa lei, o atual presidente americano, Donald Trump, ameaça revogá-la — a Dodd-Frank, afirma, virou um fardo para as companhias e impede a economia de crescer. Em entrevista exclusiva à CAPITAL ABERTO, Christopher Dodd, ex-senador democrata e um dos criadores da lei, responde a essa crítica e também fala de outros assuntos, como a queda da quantidade de IPOs nos Estados Unidos e os desafios dos reguladores diante do surgimento de fintechs e criptomoedas.

Também vale a pena conferir a coluna de Ney Carvalho. Segundo ele, as quedas bruscas dos preços dos ativos financeiros — a exemplo do que ocorreu com os mercados globais nas primeiras semanas deste mês — podem representar um prenúncio muito pouco auspicioso. Para embasar sua opinião, Carvalho recorre à teoria do médico e estatístico francês Clément Juglar (1819-1905), que em meados do século 19 detectou a existência de ciclos econômico-financeiros.

Outro destaque é o texto de Eliseu Martins, com o instigante título “O carnaval da Contabilidade”. Em sua coluna, o professor detalha, por meio de exemplos práticos, o que a festa que agita o Brasil em fevereiro tem a ver com uma ciência cheia de regras.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Quero me cadastrar!

Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui > 2

teste

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Analisar 10 ou 20 anos passados?
Próxima matéria
A CVM acertou ao autorizar CRIs lastreados em empréstimos com garantia de imóvel?



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.




APROVEITE!

Adquira a Assinatura Superior por apenas R$ 0,90 no primeiro mês e tenha acesso ilimitado aos conteúdos no portal e no App.

Use o cupom 90centavos no carrinho.

A partir do 2º mês a parcela será de R$ 48,00.
Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento.

Leia também
Analisar 10 ou 20 anos passados?
O artigo anterior deste canal tratou dos resultados da Lei 13.097, que instituiu o princípio da concentração dos atos...