Investimento do bem

Editorial | Semana de 14/8 a 18/8

Editorial / 21 de agosto de 2017
Por     /    Versão para impressão Versão para impressão


Não é de hoje que se fala em investimento de impacto — modalidade de aporte de recursos em empresas que produzem benefícios socioambientais e, ao mesmo tempo, retorno financeiro. A Vox Capital foi uma das precursoras desse tipo de investimento no Brasil. A novidade é que agora as fundações e os institutos empresariais estão igualmente dispostos a participar desse ecossistema, alocando recursos em startups que resolvam problemas sociais, como mostra a reportagem de Mitchel Diniz.

De olho no crescimento desse mercado, também surgem iniciativas inovadoras, como a Pipe Social, plataforma que conecta empreendedores e investidores. Criada em 2016 por três sócias, a ferramenta apresenta 579 projetos, divididos em seis categorias: educação, saúde, finanças sociais, tecnologias verdes, cidades (o que inclui habitação e mobilidade) e cidadania.

Na coluna Princípio desta semana, Gonçalo Junior conta a história de empreendedorismo por trás da gestora de recursos carioca Oceana Investimentos. Nascida em outubro de 2008, um mês após a quebra do banco americano Lehman Brothers, a asset exibe um respeitável patrimônio de 2,7 bilhões de reais, ante os 22,5 milhões de reais sob gestão de quando começou. O crescimento está apoiado em cinco mantras, praticados com dedicação pelos seus quatro sócios.

Já a colunista Isabella Saboya aborda a resistência dos auditores em incorporar o conceito de “essência sobre forma” e diz por que está na hora de eles modernizarem o seu modo de pensar e de agir.

Também não deixe de conferir os artigos publicados nesta semana. Analista da superintendência de relações com empresas da CVM, Caio Oliveira fala sobre a exaltação de ânimos que atinge o direto societário e a importância de que, diante de questões complexas, haja confiança nas instituições. Leandro Borges, sócio do Velloza Advogados, por sua vez, explica por que o Banco Central precisa ter cautela na aplicação da MP 784.

 

Aproveite e leia o conteúdo no novo aplicativo da CAPITAL ABERTO! Baixe: iOS (http://apple.co/1eYCDTp) e Android (http://bit.ly/1dYd7xe).




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Investimentos sociais
Próxima matéria
Dinheiro obsceno



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Leia também
Investimentos sociais