Incentivo à inovação

Editorial | semana de 23/07 a 27/07

Editorial / 24 de julho de 2018
Por     /    Versão para impressão Versão para impressão


Regulação é um assunto que costuma ser encarado com cautela pelos empreendedores de startups. O medo é que regras rígidas engessem sua capacidade de inovação. Mas a Resolução 4.656/18 do Banco Central (BC) foi bem recebida pelos fundadores de fintechs de crédito, designação dada às empresas que se dedicam à concessão de crédito sem a intermediação de um banco. Ao estabelecer normas claras para o funcionamento dessas empresas, o BC dá segurança para a criação de mais marketplaces — espaços digitais que facilitam o encontro de potenciais tomadores e credores. Em sua reportagem, Letícia Paiva explica as principais novidades estabelecidas pela resolução e apresenta seus impactos no setor financeiro.

Um impulsionador da inovação é a diversidade, tema que ganha cada vez mais relevância nas companhias e é abordado na reportagem de Mitchel Diniz. Para além da questão relacionada à reputação das marcas, a contratação de pessoas com raça, gênero, idade, orientação sexual e experiência de vida diferentes colabora para o aumento da produtividade nas organizações e abre espaço para percepções diversas nos processos decisórios e na elaboração de estratégias.

Também vale a pena a leitura do artigo de Mauro Miranda, presidente da CFA Society Brazil. Em seu texto, ele discorre sobre três lições da crise financeira de 2008 que parecem ter particular importância para o Brasil de hoje.

Já em sua coluna, Eliseu Martins trata da polêmica em torno do reconhecimento de receitas em contratos de incorporação imobiliária. A escolha de quando fazê-lo — durante o processo de construção do empreendimento ou na entrega das chaves —, observa o professor, representa “trade-off” entre uma informação contábil mais rápida e outra menos sujeita a falhas.




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  private equity SEC FIPs Merrill Lynch helbor GDPR Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Equívocos de governança
Próxima matéria
Disputas



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Equívocos de governança
Ganância e autoritarismo. Juntos, esses dois “pecados” afundaram a BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo....
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}