A psicologia por trás das bitcoins 

Editorial | Semana de 19 a 21 de novembro

Editorial / 9 de novembro de 2018
Por     /    Versão para impressão Versão para impressão


Quais fatores psicológicos explicam a mania das bitcoins? A dúvida serviu de mote para uma entrevista pouco ortodoxa com Vera Rita Mello Ferreira, membro do Núcleo de Estudos Comportamentais da CVM e do International Network for Financial Education (Infe) da OCDE. Em conversa com o repórter William Salasar para a coluna Papo Aberto, ela aborda as questões emocionais que estão por trás da febre das criptomoedas e alerta para os riscos do otimismo exagerado — muito mais comum, observa Ferreira, entre os homens do que entre as mulheres. 

Também vale a pena a leitura do texto de Letícia Paiva sobre o IFRS 16. O novo padrão para contabilização de arrendamentos entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2019 e provocará impactos significativos nas demonstrações financeiras de empresas que arrendam bens. 

Outro destaque é o conteúdo baseado no Grupo de Discussão “Tributação de dividendos”, promovido pela CAPITAL ABERTO em setembro. No encontro, especialistas discutiram a pertinência da proposta de eliminação da isenção fiscal sobre os dividendos — sugestão, aliás, defendida por Paulo Guedes durante a campanha de Bolsonaro — e os reflexos de uma iniciativa como essa sobre a economia e o mercado de capitais.  

Já o artigo escrito por Andréia Casquet trata do recente parecer de orientação da CVM a respeito dos polêmicos contratos de indenidade. Em seu texto, a advogada afirma que, mesmo com cautela na elaboração desse instrumento, a sua adoção pode sair cara, tanto para a companhia quanto para os seus investidores.




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  tributação de dividendos contratos de indenidade Vera Rita Mello Ferreira Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
MSCI cria índice que exclui ações sem direito a voto 
Próxima matéria
O preço da rentabilidade



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
MSCI cria índice que exclui ações sem direito a voto 
A consultoria americana MSCI, que elabora vários índices que servem de referência para fundos de investimento, pretende...
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}