No mês passado, o Banco do Brasil realizou sua primeira eleição para escolha do funcionário que representará os demais colegas no conselho de administração da empresa. A representação é uma obrigação imposta pela Lei 12.353, editada no fim do mandato do presidente Lula, em dezembro de 2010. Ela prevê que os funcionários de empresas controladas pela União possam ocupar um dos assentos do board. A disputa no Banco do Brasil foi acirrada. Mais de 600 trabalhadores se candidataram. Como nenhum deles conquistou a maioria absoluta dos votos na primeira votação, o pleito foi para o segundo turno. Concorrem, agora, Rafael de Matos, que recebeu 5.678 votos na primeira votação, e Ronaldo Zeni, que abocanhou a preferência de 2.776 funcionários.
A participação compulsória de trabalhadores nos conselhos de administração é vista com ressalvas. Há o temor de que a reserva de mercado aumente as situações de conflito de interesses. Para evitar problemas, a lei impede que esse conselheiro participe, por exemplo, das discussões ligadas a remuneração e relacionamento com centrais sindicais. No entanto, a julgar pelas propostas dos candidatos mais bem votados, eles não pretendem se manter longe desses assuntos. Tanto Matos quanto Zeni prometeram lutar por melhores condições de trabalho, o que inclui aumento na participação de lucros e resultados (PLR) dos funcionários. Os dois também são apoiados pelos sindicatos — no caso de Matos, um conjunto de associações sindicais lideradas pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) financiou a campanha para que ele pudesse viajar pelo País e conquistar mais votos.
Quem não contou com esse apoio apresentou suas propostas na página criada pelo Banco do Brasil na internet para divulgar informações da eleição. Enquanto uns aproveitaram o espaço para enfatizar qualidades e formação acadêmica, outros preferiram mostrar seu lado filosófico. O site está repleto de propostas, algumas inusitadas. O resultado da eleição será divulgado em 5 de julho.
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 9,90/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui