Marco Legal das Startups

encontro online

O que é preciso para transformar o Brasil num polo de startups?

Anjos do Brasil, Grupo Dínamo e L.O. Baptista debatem implicações do Marco Legal das Startups e o que ainda é necessário para alavancar esse setor no País

o que esperar

Em maio, a Câmara dos Deputados concluiu a votação do Projeto de Lei Complementar 146/19, também conhecido como Marco Legal das Startups. Foram aprovadas sete das dez emendas do Senado Federal ao projeto, que prevê regras diferenciadas para o setor, que está em plena expansão. Em 2020, as soluções para o varejo, saúde e educação apresentadas pelas startups brasileiras chamaram a  atenção de investidores e captaram o valor recorde de 19,7 bilhões de dólares. E, neste ano, os ventos continuam favoráveis. No dia 27 de maio, por exemplo, a QuintoAndar captou 300 milhões de dólares em sua quinta rodada de investimento e atingiu valor de mercado de 4 bilhões de dólares, tornando-se a segunda startup mais valiosa da América Latina, atrás apenas do Nubank. 

Embora notícias como essa sejam cada vez mais comuns, o ambiente para inovação no Brasil passa por uma fase crítica. De acordo com o Índice Global de Inovação (IGC), o Brasil ocupa a 62ᵃ posição, entre 131 países, o que é incompatível com o fato  do País estar entre as 15 maiores economias do mundo. O que explica esse cenário? Até que ponto o Marco Legal das Startups será capaz de impulsionar o ecossistema de inovação no País? Quais os méritos e as fraquezas da lei? Como os setores público e privado podem incentivar a criação e o desenvolvimento de startups brasileiras disruptivas?

Para discutir essas e outras questões, convidamos para um encontro na Conexão Capital: Rodrigo Afonso, diretor presidente do Grupo Dínamo, que reúne líderes do ecossistema de startups; e Fabrício Bertini Pasquot Polido, advogado especialista em startups do escritório L.O. Baptista. Para mediar a conversa, contamos com a presença de Cássio Spina, conselheiro de empresas e fundador da Anjos do Brasil, entidade criada para fomentar o investimento-anjo e o empreendedorismo brasileiro.

O encontro foi on-line e aconteceu no dia 01 de junho de 2021.

Convidados


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Quero me cadastrar!

Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui > 2

teste

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >


Assine a newsletter

APROVEITE!

Adquira a Assinatura Superior por apenas R$ 0,90 no primeiro mês e tenha acesso ilimitado aos conteúdos no portal e no App.

Use o cupom 90centavos no carrinho.

A partir do 2º mês a parcela será de R$ 48,00.
Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento.