O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira (15) que a autoridade monetária trabalha para que a regulamentação de stablecoins (criptomoedas ligadas a ativos tradicionais, como ouro é dólar) e da tokenização de ativos ocorra em 2025. O BC deve lançar consulta pública ainda neste mês com as minutas de resolução tratando da conduta, organização e processo de autorização dos prestadores de serviços de ativos virtuais (Vasps, em inglês).
“Por sua natureza, os ativos virtuais têm potencial de gerar enormes ganhos de eficiência em serviços de pagamento e crédito, e de promover a expansão do mercado de capitais”, afirmou, em vídeo gravado e apresentado na abertura do evento Uqbar Day 2024.
Saiba como evitar surpresas, perdas financeiras e a garantir a continuidade financeira entre gerações no curso Planejamento Sucessório
Campos Neto disse que parte importante do trabalho relacionado à tokenização tem intersecção grande com a iniciativa da moeda digital, o drex, que entra agora na “fase 2” de seu projeto piloto.
Em meio a um balanço do que foi feito pelo BC nos dois últimos anos, e as atividades projetadas para curto e médio prazo, como a regulação de stablecoins, Campos Neto disse também que o crédito no mercado brasileiro “segue com expansão em volume e redução de taxa na maior parte das linhas nas modalidades para famílias e empresas”.
“Além disso, as captações no mercado de capitais seguem fortes. Em 2024, até agora, as emissões de instrumentos de renda fixa, tais como CRI e CRA, foi 50% superior em relação ao melhor ano da série”, disse. Avanços regulatórios contribuíram de forma significativa para o resultado, finalizou.
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 9,90/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui