O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que nesta sexta-feira (23) que “chegou a hora” de cortar a taxa básica de juros, reafirmando as expectativas de que as autoridades começarão a reduzir os custos dos empréstimos em setembro.
“Chegou a hora de a política se ajustar”, disse o presidente da autoridade monetária, durante discurso na conferência anual do Fed de Kansas City em Jackson Hole. “A direção da viagem é clara, e o momento e o ritmo dos cortes dependerão dos dados recebidos, da perspectiva em evolução e do equilíbrio de riscos.”
Powell também reconheceu o progresso recente na inflação, que voltou a estagnar nos últimos meses. “Minha confiança de que a inflação está em um caminho sustentável de volta a 2% aumentou”, disse ele, referindo-se à meta de inflação do banco central.
Invista no curso Oportunidades de Investimento em Saneamento e conheça alternativas para lucrar com a nova regulação
Embora os comentários tenham fornecido alguma clareza para os mercados no curto prazo, eles ofereceram poucas pistas sobre como o Fed poderia proceder após a reunião de setembro. Ainda assim, o discurso confirmou que o Fed está à beira de um ponto de virada em sua batalha de dois anos contra a inflação.
Pivô de política
Depois de se atrasar para aumentar as taxas em resposta a um aumento da inflação durante a pandemia de Covid-19, as observações de Powell ressaltam como as autoridades do Fed esperam evitar outro erro de política agora que o crescimento dos preços está diminuindo. Seu sucesso ou fracasso determinará se haverá um chamado pouso suave , o raro feito de sufocar uma explosão de inflação sem levar a economia à recessão.
“Nosso objetivo tem sido restaurar a estabilidade de preços, mantendo um mercado de trabalho forte, evitando os aumentos acentuados no desemprego que caracterizaram episódios desinflacionários anteriores, quando as expectativas de inflação estavam menos bem ancoradas”, afirmou Powell. “Embora a tarefa não esteja concluída, fizemos um bom progresso em direção a esse resultado.”
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 9,90/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui