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Com o avanço das redes sociais, boatos, meias-verdades e até textos disfarçados de reportagens isentas — as chamadas “fake news” — ganharam ambiente propício para se proliferar. Em 2018, durante a corrida presidencial, candidatos de diversos partidos políticos no Brasil foram alvo de notícias falsas e de imagens manipuladas divulgadas por meio da internet. O setor empresarial também é vítima das fake news. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), feita entre fevereiro e abril de 2018 com 52 empresas nacionais e multinacionais, revela que esse assunto preocupa 85% dos representantes ouvidos. E não à toa. Notícias mentirosas podem não só gerar dano reputacional, como também enormes perdas financeiras para as organizações. As equipes de comunicação e de relações com investidores das empresas estão preparadas para lidar com as fake news? Quais mecanismos de proteção podem adotar? E, se o pior acontecer, como devem gerir uma crise envolvendo a divulgação de uma notícia falsa? O quão importante é fortalecer a presença nas redes sociais nesse contexto? Essas e outras questões serão debatidas neste Grupo de Discussão.
8h15 às 9h
Café da manhã
9h às 11h
Debate
David Grinberg
Vice-Presidente de Comunicação Corporativa e Relações com Investidores da Arcos Dorados para a América Latina. Antes, foi Diretor de comunicação corporativa da divisão Brasil da Arcos Dorados, controladora do McDonald´s na América Latina, onde chegou em 2010 para comandar os planos de patrocínio esportivo da marca. Coordenou a equipe multidisciplinar que implementou os projetos das Olimpíadas de 2012 e 2016, da Copa das Confederações da FIFA 2013 e da Copa do Mundo da FIFA 2014. Passou pela Samsung e Nike, gerenciando as ações de comunicação de ambas as marcas. Foi professor de marketing esportivo no curso de MBA em Gestão do Esporte da Trevisan Escola de Negócios. Tem bacharel em comunicação social pela FIAM e é especialista em comunicação corporativa pela Cásper Líbero. Em 2017, Grinberg recebeu o prêmio de Comunicador do Ano pela Aberje (Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial).
Luiza Bodenmüller
Gerente de inovação do Aos Fatos, tem experiência com assessoria de imprensa e comunicação voltada aos direitos humanos. Trabalhou no terceiro setor, foi editora online da Agência Pública, editora de blogs no Brasil Post e também desenvolveu estratégias para campanhas de financiamento coletivo. É jornalista, mestranda em ciências da comunicação na ECA-USP e especialista em política e relações internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Venceu dois prêmios nacionais de jornalismo em 2013 e 2014.
Marcio Moretto Ribeiro
Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (Gpopai) da USP, é também professor na Escola de Artes, Ciência e Humanidades da USP. Desde 2015 estuda mídias sociais e a polarização da esfera pública e coordena o Monitor do Debate Político no Meio Digital. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo, fez um pós doutorado na área de lógica formal na Unicamp.
Paulo Nassar
Professor Titular da ECA-USP e Diretor Presidente da Aberje, coordena também o Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP). Doutor e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Pós Doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione (IULM) de Milão, Itália.
Paulo Silvestre
Consultor e palestrante de mídia, transformação e cultura digital e professor no Mackenzie, ESPM, PUC, Metodista e Senac. Jornalista apaixonado por tecnologia, está online desde 1987 e atua com o digital desde 1995, quando pôs Folha na Web. Foi executivo do UOL, AOL, Abril e Estadão, Saraiva, Microsoft e Samsung. É um dos 35 LinkedIn Top Voices brasileiros.
Silvana Balbo
Diretora de marketing do Carrefour Brasil, atua na área desde 1996. Ao longo da carreira, passou por diversos segmentos e empresas, dentre elas Unilever, onde participou da construção do reposicionamento da marca Omo no final da década de 90; Credicard, atuando no reposicionamento e trabalho de brand experience da marca Diners; e Grupo Pão de Açúcar, onde liderou o Marketing das marcas Taeq, Pão de Açúcar, Extra e programas de fidelidade e CRM. No Carrefour Brasil desde 2015, Silvana é responsável por Branding e Marketing, encabeçando a estratégia da marca e a comunicação de todos os seus formatos. Dentre as suas principais contribuições, destaca-se a construção estratégica e lançamento do programa Meu Carrefour e o projeto da flagship Carrefour Pamplona, atualmente uma referência para a rede globalmente. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Tereza Kaneta
Sócia da Brunswick, com ampla experiência em mercado de capitais e relações com investidores. Anteriormente, trabalhou no banco de investimentos Deutsche Bank, no departamento de RI da Vivo (Telefonica Brasil) e como analista do Banco Votorantim. Tem MBA pela Columbia Business School, especialização em Estratégia por Harvard Business School e se formou em Engenharia Elétrica pela USP. É professora e palestrante convidada da USP, FGV, ESPM e ESAMC.
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