- Capital Aberto - https://capitalaberto.com.br -

Novas regras para o crédito imobiliário

 

24 de Outubro

8:00 às 11:15

 

Publicada em 31 de julho, a Resolução 4.676 do Conselho Monetário Nacional (CMN) alterou significativamente as regras de crédito imobiliário no País. Com as mudanças, os bancos ganharam maior liberdade para indexação dos contratos e não precisarão mais destinar percentual obrigatório da poupança para operações contratadas nas condições do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), cujas taxas são inferiores às do mercado. Outra novidade introduzida pela norma é a possibilidade de compradores usarem os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a aquisição de imóveis com valor de até 1,5 milhão nas grandes capitais. As alterações, que entrarão em vigor em 1 de janeiro de 2019, são benéficas para o setor de construção e incorporação e também para o mercado de capitais, uma vez que estimulam as emissões de certificados de recebíveis imobiliários (CRIs). Neste workshop, vamos detalhar as principais alterações promovidas pela Resolução 4.676, entender seus efeitos sobre o setor imobiliário e explorar as oportunidades criadas pela norma para o mercado de capitais. Participe!

 

Programação

 

8h00 às 8h30

Café de boas vindas

 

8h30 às 9h30
Painel

Mudanças introduzidas pela Resolução 4.676 e seus impactos

 

Alexandre Tadeu Navarro

Sócio fundador da CaselliNavarro Advogados, coordenador do Conselho Jurídico do SINDUSCON/SP. Professor de Direito Tributário em diversos cursos de Pós-Graduação (FAAP/Secovi, MBA da Poli/USP, MBA da FIA/FEA/USP e do Insead/FEA/USP). Professor de mercado de capitais no Curso de Especialização em Direito Imobiliário Empresarial, da Universidade Secovi-SP. Autor e coautor de diversos livros sobre tributação e planejamento empresarial na área imobiliária. É advogado formado pela Universidade de São Paulo, especialista em Direito Tributário e na estruturação de negócios na área imobiliária.


Apresentação 

 

 

9h30 às 9h45

Intervalo

9h45 às 11h15

Debate

Caio Viggiano

Trabalha na área de Renda Fixa e Produtos Estruturados do Itaú BBA desde 2007, onde atualmente é o responsável pela equipe que atende emissores do setor imobiliário e clientes do Corporate e Middle Market, tendo participado da estruturação e emissão de diversas debêntures, notas promissórias, bonds, FIDC, CRI e CRA, entre outros. Caio é formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Paraná com especialização em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em bancos e finanças européias na Universidade de Toulouse, França.

 

Marcelo Prata

 É fundador da Resale, plataforma para venda de imóveis retomados e o site de comparação Canal do Crédito. É também empreendedor e especialista em mercado imobiliário. Como consultor é colunista da GloboNews e da Exame.com, onde tem um canal de vídeos, além de ser colaborador da Folha de S. Paulo, Valor Econômico e outros.

 

Mayra Pádua

Head de Estruturação da RB Capital Asset, tendo ingressado originalmente em 2007. Foi superintendente do Pine, encarregada pelas operações de renda fixa e estruturadas de 2010 a 2014, quando retornou para a RB Capital, onde é responsável pela área de Produtos, notadamente na estruturação de fundos e ativos. Anteriormente, trabalhou como advogada no escritório Mattos Filho.

 

Rodrigo Bicalho

Sócio no Bicalho e Mollica Advogados, integra o Conselho Jurídico do Secovi-SP e do Sinduscon-SP. É professor de Pós Graduação MBA do Curso Tecnologia e Gestão na Construção de Edifícios, da Escola Politécnica da USP.  Ganhador do Prêmio Master Imobiliário 2017 na categoria profissionais. Autor de diversos artigos publicados em livros, jornais e revistas especializadas. É advogado formado em 1990 pela Universidade de São Paulo.

 

 Participantes

 

Andre Rodrigues Balista, Jive Investments

Augusto Yokoyama, Gamaro Propriedades

Henrique Noronha, CM Capital Markets

Juliana Galindo, Penachio Morroni Camara Mattos Azevedo Fittipaldi Advogados

Marcos Ribeiro, Stocche Forbes Advogados

Pablo Queiroz, TozziniFreire Advogados

Rafael Radesca, Textual

Ubirajara Rocha, Forte Securitizadora

 

Avaliação do evento

Acesse o formulário de avaliação clicando aqui.