IFRS 16

As oportunidades e os impactos da Letra Imobiliária Garantida (LIG)

Ajuda/Informações de Apoio / 12 de setembro de 2018
Por     /    Versão para impressão Versão para impressão


 

Workshop IFRS 16

 

Data IFRS 16: 13 de setembro.

 

Programação

Em 1º de janeiro de 2019, entra em vigor a IFRS 16. A norma, que substitui a IAS 17, estabelece que as companhias reconheçam suas despesas com arrendamentos operacionais como financeiras nos balanços. A alteração afetará as principais métricas financeiras e os indicadores-chave de desempenho (KPIs) das empresas. Dado o impacto da regra, é crucial que as companhias estejam bem preparadas para adotá-la. Isso exige que mapeiem seus contratos de aluguel, entendam suas características, pensem nas novas informações que serão divulgadas nas notas explicativas e avaliem seus sistemas, processos e controles internos. Neste workshop, vamos esmiuçar as principais mudanças introduzidas pela IFRS 16, explorar seus impactos contábeis e nos resultados e debater os desafios de implementação com companhias impactadas pela norma. Participe!

 

8h00 às 8h30

Café de boas vindas

 

8h30 às 9h30

Painel 1

Características da LIG e seu arcabouço jurídico

 

Jonas Morbidelli

Sócio-diretor da área de Accounting Advisory Services/Global Conversion Services, departamento da KPMG especializado em IFRS e consultoria contábil.
Na KPMG atou em projetos relacionados aos seguintes assuntos: conversão para as normas IFRS – International Financial Reporting Standards. Participei de aproximadamente 25 projetos de IFRS em empresas dos segmentos de: indústria (têxtil, química, produtos automotivos, farmacêutica, alimentícia), telecomunicações, varejo, prestação de serviços, agronegócio, informática e tradings. Atuou em projetos, além dos trabalhos de conversão das práticas contábeis utilizadas anteriormente no Brasil para as normas IFRS, também trabalhou em conjunto com a equipe de processos e controles internos, buscando soluções para o alinhamento de políticas internas, processos e controles aos requerimentos das normas IFRS.

 

Apresentação

 

10h30 às 11h00

Intervalo

11h00 às 12h30

Debate

Os desafios impostos pela IFRS 16 às companhias

Além do painelista, participarão do debate:

Christiano Santos

Sócio das áreas de Capital MarketsAccounting Advisory e da área técnica da PwC, com mais de 21 anos de experiência. Atuou por dois anos no grupo técnico global de IFRS da PwC em Londres – UK. Diplomado em International Financial Reporting Standards pelo Association of Chartered Certified Accountants (ACCA). Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Bacharel em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Diretor de Normas Contábeis e Internacionais da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (ANEFAC-RJ).

 

Fernando Dal-Ri Murcia

Professor concursado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, lecionando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Professor convidado da Faculdade de Direito do Largo São Francisco da USP também atua como diretor de projetos e pesquisas da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI). Presidente do Conselho Fiscal da Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), membro suplente do Conselho Fiscal da Renova Energia, ex-presidente do conselho fiscal do Grupo Pão de Açúcar, Ex- membro suplente do Conselho Fiscal da Gerdau. Consultor e Parecerista na área de contabilidade societária, avaliação de empresas e reestruturação societária. Membro do Grupo de Estudos Contábeis do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) em matéria contábil-tributária em parceria com o Grupo de Trabalho de Estudos Contábeis da Receita Federal do Brasil (RFB). Membro do IBGC, CBARI e pesquisador pelo CNPQ. Membro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da American Accounting Association (AAA) e do European Accounting Association (EAA). Palestrante, professor e coordenador técnico da FIPECAFI, da FIA e da FUNDACE em cursos de pós-graduação na área de contabilidade internacional (IFRS) e mercado de capitais.  Bacharel em Business Management pela Webber International University (Flórida, EUA), em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí – SC e em Direito pela Universidade Paulista.
Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (áreas de concentração: contabilidade societária, fraudes contábeis, mercado financeiro).
Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP (áreas de concentração: contabilidade societária, IFRSs, governança corporativa e mercado de capitais).

 

Marcelo Simões Pato

Diretor corporativo de contabilidade e controles internos do Grupo Pão de Açúcar, onde atua há sete anos. Atuou por 13 anos na EY. Contador, MBA-Business School São Paulo e Mestrando em Controladoria e Finanças na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

Rodrigo Andrade de Morais

Membro do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis e do Conselho Fiscal da FEBRABAN, IRB Brasil RE e das Fundações do Itaú Unibanco. Diretor setorial da Comissão para Assuntos Contábeis da FEBRABAN e Superintendente de Finanças do Itaú Unibanco. Foi membro do SAG – Senior Accounting Group do Institute of Internacional Finance (IIF) e hoje é representante técnico do GLASS nas reuniões do ASAF – Accounting Standards Advisory Forum (ASAF) onde tem a oportunidade de participar do desenvolvimento das normas internacionais emitidas pelo IASB – International Accounting Standards Board. Indicado pela diretoria do IIRC, atua no <IR> Framework Panel. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Mackenzie e com MBA em Gestão Financeira e Risco pela USP – Universidade de São Paulo, é certificado em IFRS pelo Institute of Chartered Accounts in England and Wales.

 

 Participantes

Christiano Santos – PwC

Daniele Scrivani – Ceslog Cesari Logística

Elias Antonio Jales – Ceslog Cesari Logística

Fabio Prado – Muxi Tecnologia em Pagamentos

Fernando Murcia – USP

Gisele Romano Inácio – Companhia Ultragaz

Hélcio Pinedo – Companhia Ultragaz

Jonas Mobidelli – KPMG

Livia Lacerda Batista –  Localiza Rent a Car

Livia Lacerda Batista – Localiza Rent a Car

Miguel Osterroht – Pátria Investimentos

Olga Regina de Lima Santos – Companhia Ultragaz

Ronaldo Ishikawa – PMKA Advogados

Rodrigo Morais – CPC

Avaliação do evento

Acesse o formulário de avaliação clicando aqui.




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
O rigor do Cade
Próxima matéria
Governança além do marketing



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Leia também
O rigor do Cade
Patrocínio   Programação   O rigor do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) chama...