Patrocínio
Programação
Plataforma de registro da moeda virtual bitcoin, a blockchain revela-se uma inovação promissora para os mercados financeiros e de capitais. Uma das principais virtudes dessa tecnologia é o seu funcionamento descentralizado. Todos os dados transacionados por blockchain são distribuídos para milhares de pessoas na internet, formando uma espécie de livre-razão compartilhada — na prática, isso torna quase impossível uma ocorrência de fraude, uma vez que um dado falseado em um ponto logo seria reconhecido como adulterado por algum dos integrantes da rede. Sempre atentos a formas de aumentar a segurança de suas operações, os bancos foram um dos primeiros agentes do mercado a se interessar pela tecnologia. Atualmente, corretoras e bolsas de valores também estudam como tirar proveito da inovação, com o intuito de reduzir custos e diminuir o tempo de compensação de ativos. Como estão evoluindo os testes com essa tecnologia nos mercados financeiros e de capitais? Quais desafios bancos e demais instituições têm enfrentado na implementação da plataforma? Qual a visão do Banco Central sobre essa inovação? As oportunidades compensam os riscos? Essas e outras questões serão debatidas no Grupo de Discussão Inovação e Tecnologia. Participe!
8h15 – 9h00
Café da manhã
9h00 – 11h00
Debate
Carlos Gamboa
Sócio fundador da Fisher, Venture Builder focada em fintechs, e entusiasta do blockchain e suas aplicações. engenheiro do ITA e com MBA em Wharton, possui grande experiência como investidor anjo, empreendedor e mentor de startups.
Fábio Silva
Fabio é CEO da Latœx, a primeira plataforma de criação e negociação de ativos digitais da América Latina em blockchain. Possui mais de 11 anos de experiência em empresas como Syngenta, Philips e Whirlpool, liderando projetos estratégicos na América Latina, EUA, Europa e China. Especialista em: blockchain, inovação, venture capital, startups, estratégia e recursos humanos. Formando em Administração de empresas e pós-graduado em Estratégia pela FGV, Eleito em 2016 pelo portal francês techfoliance como um dos 30 influenciadores do mercado fintech no Brasil.
Igor Freitas
Superintendente de arquitetura enterprise do Itaú Unibanco e acumula 20 anos de experiência na área de tecnologia. No banco desde 2010, também atuou como Gerente de Sistemas, coordenando projetos de desenvolvimento de sistemas em vários segmentos. Anteriormente, trabalhou em outras empresas de tecnologia como a Open System Engineering, Quality Engineer e Borland Latin America/Micro Focus.Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia, com pós-graduação em Análise de Sistemas Orientadas por Objetos pela FASP e MBA em Gestão de Projetos pela FGV.
Percival Lucena
Cientista da computação que atua como pesquisador no laboratório da IBM Brasil. O executivo é responsável pelo desenvolvimento de projetos de aplicação do blockchain para agricultura e para o desenvolvimento de identidade digital. Seu objetivo de pesquisa é desenvolver novos modelos de negócio utilizando a arquitetura distribuída do blockchain.
Suzi Hong Tiba
Sócia do BSH Law, com vasta experiência no atendimento de empresas nacionais e multinacionais do setor de tecnologia e inovação, e mercado de capitais, em projetos de avaliação de riscos legais, estruturação de novos negócios, fusões e aquisições, implantação de programas de compliance, negociação e revisão de contratos complexos, e consultoria preventiva e pré-contenciosa. É reconhecida pela publicação Análise Advocacia 500, edições de 2015 e 2016, como uma das advogadas mais admiradas em Contratos e Tecnologia.
Yoshimiti Matsusaki
Presidente da Finnet – empresa de TI que desenvolve soluções para as áreas financeiras das companhias – que fundou há quinze anos, também faz parte da Comissão de Estudo Especial para o tema da ABNT sobre a padronização mundial de blockchain. Já trabalhou em empresas como Nortel, Connectcom e Accesstage. Formado em engenharia elétrica pela USP, com MBA em Marketing pela Ibmec.
Participantes
Adelina Cosentino Garcia de Souza – BSH Law
Adolfo Menezes Melito – MyFirstIPO
Alvaro de Carvalho Pinto Pupo – BSH Law
Andre Carracedo – ZAK
Andréa de Sousa Machado – Dias Carneiro Advogados
Bruna Lavoura – Textual
Byung Soo Hong – BSH Law
Carlos Gamboa – Fisher Venture Capital
Cristina Tauaf Ribeiro – Fundação Getúlio Vargas
Daniela Sanchez Andrei – CERC
Eliane Herika Tanaka – Banco do Brasil S.A.
Emilio Loures – Intel
Fabiano de Melo Ferreira – Baptista Luz Advogados
Fábio Silva – Latoex
Fernando Godeghesi – Blockchain Research Institute
Francisco Martins – Nexoos
Guilherme Almeida Costa – Bart Digital
Igor Freitas – Itaú Unibanco
João Canhada – Foxbit
Joao Pedro Barroso do Nascimento – FreitasLeite Advogados
Jorge Farah Elias – Interativa Investimentos
Larissa Agrélio Ribeiro – FreitasLeite Advogados
Letícia Santos – Caselli Navarro Advogados
Lucas Sponda – Amatuzzi Advogados
Marcelo Eisele – Microsoft
Márcio Garcia de Souza – Finvest
Marcos Vinicios Belmiro Proença – RRZ Consultoria
Maria Cibele Crepaldi Affonso dos Santos – Costa e Tavaraes Paes Sociedade de Advogados
Maria Fernanda Espinosa – Brodeur
Marina Aidar – Vieira, Rezende e Guerreiro Advogados
Marina Ramirez – InterCement
Nicholas Sacchi – Inversa
Paulo Sergio Gomes – Casa do Credito SCM
Percival Lucena – IBM
Rafael Vieira de Andrade de Sá – L. Dias Advogados
Reinaldo Rabelo de Morais Filho – Metallion 33
Roberto Matos – Mercado Bitcoin
Stephan Krajcer – Cuore
Stephanie Van Sebroeck – Ideias e Efeito
Suzi Hong Tiba – BSH Law
Vinicius Scaramel – InterCement
Yoshimiti Matsusaki – Finnet
Avaliação do evento
Outubro Liberado
Experimente o conteúdo da Capital Aberto grátis durante todo o mês de outubro.
Liberar conteúdoJa é assinante? Clique aqui
Outubro Liberado
Experimente o conteúdo da Capital Aberto grátis durante todo o mês de outubro.
Ja é assinante? Clique aqui