As empresas de private equity estão encontrando novas maneiras de monetizar investimentos e retornar dinheiro aos seus investidores em meio a um mercado lento de saídas, de acordo com um alto executivo da CVC Capital Partners.
“Saídas e pressão para retornar liquidez são uma espécie de novo grande tópico dos últimos 12 a 24 meses”, disse Giampiero Mazza, sócio-gerente da CVC, durante o evento Bloomberg Future of Finance em Milão nesta quinta-feira (03). “Muitos gestores que estão sentados em ativos comprados a múltiplos altos e não querem encarar realmente a realidade.”
Aprenda a proteger e gerir seus ativos digitais em um cenário tributário complexo no curso “Tributação e Sucessão de Bens“
Uma inversão nas taxas de juros está dificultando a venda de empresas dos portfólios a múltiplos atrativos, pelas casas de private equity. Segundo Mazza, outros gestores estão se tornando mais criteriosos.
“No private equity, também temos muita discrição na marcação de nossos ativos. Talvez não sejamos tão disciplinados na marcação do valor”, disse o executivo, acrescentando que o setor agora está retornando a algum grau de normalidade.
Os fundos de private equity também estão recorrendo a medidas como transferir ativos para fundos de continuação e tomar empréstimos com base em suas participações acionárias para devolver dinheiro aos investidores existentes, de acordo com Mazza.
O chamado financiamento de valor patrimonial líquido, em que os gestores usam alavancagem para financiar distribuições, é “provavelmente a prática mais controversa” em private equity, disse ele. “Eles estão realmente colocando alavancagem em empresas já alavancadas”, ele disse. “Na minha opinião, isso é um mau sinal.”
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 9,90/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui