A atividade empresarial nos EUA acelerou no início de maio no ritmo mais rápido em dois anos, refletindo em grande parte um crescimento mais forte nos prestadores de serviços e acompanhado por um aumento na inflação. O índice preliminar composto de gerentes de compras da S&P Global para maio avançou mais de 3 pontos para 54,4, o mais alto desde abril de 2022. Valores acima de 50 indicam expansão. O índice superou todas as estimativas em uma pesquisa da Bloomberg com economistas.
O avanço sinaliza uma aceleração notável na atividade geral no meio do segundo trimestre. Dados recentes mostrando vendas no varejo em abril pouco expressivas e uma queda na produção industrial representaram um início pouco inspirador para o trimestre.
O crescimento da atividade nos prestadores de serviços este mês foi o mais rápido em um ano e a produção manufatureira expandiu em um ritmo mais rápido, segundo a S&P Global. Essa demanda resiliente está dificultando o resfriamento da inflação, ajudando a explicar por que o Federal Reserve (banco central americano) está determinado a manter as taxas de juros mais altas por mais tempo.
A medida composta da S&P Global para os preços dos insumos subiu para o segundo nível mais alto desde setembro, enquanto o índice de preços cobrados também aumentou.
“O que é interessante é que o principal impulso inflacionário agora vem da manufatura em vez dos serviços, o que significa que as taxas de inflação para custos e preços de venda estão agora um tanto elevadas pelos padrões pré-pandemia em ambos os setores, sugerindo que o último trecho até a meta de 2% do Fed ainda parece elusivo”, disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, em um comunicado.
Os preços dos insumos fabris avançaram no ritmo mais rápido desde novembro de 2022, mostrou o relatório. As métricas de preços pagos e recebidos para prestadores de serviços também aumentaram.
Leia também
Nvidia supera expectativas no 1° tri e ações disparam no after hours de Nova York
Outubro Liberado
Experimente o conteúdo da Capital Aberto grátis durante todo o mês de outubro.
Liberar conteúdoJa é assinante? Clique aqui
Outubro Liberado
Experimente o conteúdo da Capital Aberto grátis durante todo o mês de outubro.
Ja é assinante? Clique aqui