- Capital Aberto - https://capitalaberto.com.br -

Governança disruptiva

 

 

Prof. Dr. Alexandre Di Miceli da Silveira é palestrante internacional, professor, consultor, pesquisador e articulista dedicado integralmente à governança corporativa e ética empresarial desde 2000. Sócio-fundador da Direzione Consultoria e Educação Executiva, é autor dos livros “Governança Corporativa no Brasil e no Mundo” (finalista do Prêmio Jabuti 2011), “Governança Corporativa: o Essencial para Líderes”, e “Ética Empresarial na Prática: Soluções para a Gestão e Governança no Século XXI”, entre outros. Consultor e palestrante do IFC/Banco Mundial em diversos projetos e eventos internacionais relacionados à governança corporativa, foi professor da USP durante dez anos e consultor independente da OCDE. É Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP, com pós-doutorados pelas universidades de Louvain (Bélgica) e Cornell (Estados Unidos). Autor de mais de 50 trabalhos científicos sobre governança, foi agraciado com dezenas de prêmios relativos ao tema, tais como o IBGC-Itaú Unibanco Academia nos anos de 2014, 2013, 2011 e 2009.

 

Esse curso tem como objetivo apresentar novos caminhos para a governança corporativa da organização de sucesso do século 21. Essa discussão é importante para aprimorarmos o atual ambiente empresarial, caracterizado por sucessivos escândalos, baixo nível de confiança da população nos líderes empresariais e baixo comprometimento e motivação dos funcionários. Neste intuito, o primeiro passo é compreender que os problemas corporativos que temos testemunhado são resultado de um choque entre empresas administradas com uma mentalidade do século 20 e um mundo que passa por mudanças estruturais onde as práticas do “business as usual” encontram cada vez menos espaço para prosperar. Como mudanças estruturais exigem soluções profundas, é preciso revisitar questões-chave – sobre o conceito de sucesso empresarial e o papel dos administradores – a fim de evoluirmos para um novo paradigma sobre o que constitui a “boa governança”. Neste sentido, diversos movimentos surgiram nos últimos anos como novas propostas para a governança e gestão das empresas. Em comum, eles argumentam que a chave para o sucesso das empresas neste século que se inicia deverá ser baseada em três elementos centrais: busca por um propósito superior, liderança consciente e cultura ética. O curso descreverá as principais características dessas novas abordagens e casos concretos, bem como suscitará a reflexão nos participantes sobre o papel do conselho de administração em organizações que passem a adotar esses modelos.

Dia 1

Dia 2

Realização

          

 

Quer receber em primeira mão as reportagens e os encontros da Capital Aberto? Envie a mensagem “subscrevo” para nosso Whatsapp: 11 98350 3891