Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Responsabilidade crescente
Grupo de Discussão Contabilidade, realizado no dia 5 de março de 2015

Este encontro foi patrocinado por:patrocinio

Responsabilidade crescente

A Lei das S.As. não mudou, mas a responsabilidade do administrador de companhia aberta pelas demonstrações financeiras está cada vez mais em evidência. A demanda por mais diligência não é resultado, apenas, de escândalos corporativos, como o da Petrobras. “Com o IFRS, o administrador passou a fazer julgamentos, o que aumentou sua responsabilidade”, disse Edison Fernandes, sócio do escritório Fernandes Figueiredo. O tema foi abordado no dia 5 de março durante o segundo encontro do Grupo de Discussão Contabilidade, promovido pela CAPITAL ABERTO, em São Paulo.

A responsabilidade crescente não se reflete, entretanto, no preparo daqueles que ocupam assentos em conselhos de administração e diretorias estatutárias. “Falta ao gestor consciência dos riscos de sua tomada de decisão”, observou Richard Blanchet, diretor de negócios da CSN e redator da cartilha do GT Interagentes que também abordou o tema. Fazer as perguntas necessárias ao se deparar com as demonstrações financeiras, ainda que não conheça em detalhes cada item que compõe o balanço, é uma das formas de ser diligente. E aqui mora uma barreira cultural a ser vencida. Segundo Blanchet, o executivo questionador é tido como chato; responder “não sei” é algo considerado vergonhoso. “O CFO tem que ter formação contábil e não apenas ser tesoureiro”, completou Nelson Carvalho, professor da FEA-USP.

A adoção do IFRS como desencadeador do processo de conscientização dos administradores é inegável. A importância dada à contabilidade, porém, é questionável. “Será que a contabilidade não está ocupando um papel de protagonismo que deveria ser da estratégia, da criação de valor e do alinhamento dos vários stakeholders?”, questionou Thomas Brull.

• Leia a matéria sobre o Grupo de Discussão publicada na edição de abril da CAPITAL ABERTO.

• Confira os tuítes que publicamos durante o evento.

• Acompanhe a agenda completa dos próximos Grupos de Discussão.

Fotos: Régis Filho, Responsabilidade crescente, Capital Aberto


Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.


Ou assine a partir de R$ 34,40/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.


Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.

Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais


Ja é assinante? Clique aqui

mais
conteúdos