Módulos Jurisprudência CVM

Analises de casos que envolvem transações societárias, atividades de RI, administradores de companhias abertas e fundos de investimento

Cursos de Atualização / Encontros
Por     /    Versão para impressão Versão para impressão


 

8h30 às 13h

 

 

O objetivo do curso é compreender o processo de fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários e seus impactos sobre a rotina dos profissionais que atuam nas quatro áreas escolhidas. A partir de uma abordagem baseada em casos, serão explorados os aspectos legislativos e regulatórios que suportaram decisões da CVM em cada tema, orientações para a gestão de riscos dos agentes envolvidos e melhores práticas de atuação.

 

– Diretores jurídicos de empresas participantes do mercado de capitais

– Conselheiros de administração e fiscal

– Diretores de companhias abertas

– Gestores e administradores de recursos

– Relações com Investidores

– Advogados que atuam no mercado de capitais

– Corretores e distribuidores

– Assessores financeiros

 

22 de agosto

Transações societárias

Eli Loria

Sócio do escritório Loria e Kalansky Advogados. Atuou de 1978 a 2012 na CVM. Foi superintendente regional de São Paulo e superintendente de relações com empresas, de 1993 a 1995, responsável pelas áreas de registro de companhias abertas e de outros emissores, bem como pela atualização de suas informações, de reestruturação societária e de registro de distribuição pública de valores mobiliários. Foi duas vezes diretor, em 2004 e de 2007 a 2011, atuando em julgamentos de processos administrativos sancionadores, recursos de decisões das áreas operacionais e elaboração de normas. Foi representante da CVM no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, no Conselho Nacional de Seguros Privados e no Conselho de Gestão da Previdência Complementar e na Câmara de Recursos. Mestre e Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo. Co-autor do livro ‘Processo Sancionador e Mercado de Capitais, Estudo de Casos e Tendências, Julgamentos da CVM – Volume I e II’.

 

Daniel Kalansky

Sócio do escritório Loria e Kalansky Advogados, com experiência em Direito Societário, Fusões e Aquisições, Private Equity, Mercado de Capitais e Arbitragem em conflitos societários. Trabalhou como associado internacional em Nova Iorque dos escritórios Holland Knight LLP e Covington & Burling. Mestre em Direito Comercial pela USP. Ex-presidente do IBRADEMP. Professor de operações societárias no curso de pós-graduação do Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper. É considerado referência pela Practical Law Company (PLC) como advogado recomendado para a área de Private Equity. Em 2016, foi nomeado também como advogado líder em M&A pela Who’s Who Legal. Possui experiência significativa em processos administrativos sancionadores da CVM, bem como em recursos no âmbito do Conselho de Recursos do Sistemas Financeiro Nacional, atuando na defesa dos interesses de companhias abertas, fundos de investimento, instituições financeiras e administradores. Ele é autor do livro “Processo Sancionador e Mercado de Capitais – Estudo de Casos e Tendências” em que foram examinados de forma inédita as principais tendências do órgão regulador bem como o enforcement da CVM.

 

23 de agosto

Relações com investidores

Adriana Pallis

Sócia do Machado Meyer Advogados e head do grupo de M&A e direito Societário desde 2015. É especialista em consultoria em direito societário, regulação de companhias abertas e governança corporativa, operações de M&A envolvendo companhias abertas e operações cross-border. Possui reconhecida experiência em estruturação e implementação de reorganizações societárias de alta complexidade, investimentos em equity e ofertas públicas de aquisição (OPAs), bem como em representação de empresas e acionistas perante a Comissão de Valores Mobiliários em procedimentos administrativos e consultas. Atua na organização, estruturação e constituição de sociedades, associações, consórcios, joint ventures e outras formas de negócios e assessoria a investimentos estrangeiros no Brasil.

 

Eliana Ambrosio Chimenti

Sócia do Machado Meyer Advogados. Especialista em operações de mercado de capitais, incluindo ofertas públicas de distribuição de ações, ofertas públicas de distribuição de títulos de dívida (debêntures, notas promissórias comerciais – commercial papers, bonds, notes), ofertas públicas de aquisição de ações (OPAs) e leilões especiais em bolsas de valores (block trades). Atua em direito societário em geral com foco em companhias abertas, principalmente em reestruturações societárias e fusões e aquisições envolvendo companhias abertas. Trata ainda de assuntos ligados à regulamentação da CVM, como registro de companhias abertas, elaboração de formulário de
referência, preparação de materiais para assembleias e processos administrativos sancionadores. Tem experiência nos segmentos de aviação, telefonia, metais, óleo e gás, mineração, energia, farmacêutico, cimento, saneamento, incorporadoras e administradores de shopping centers.

 

29 de agosto

Conselhos de administração e fiscal

João Marcelo G. Pacheco

Sócio da área societária de Pinheiro Neto Advogados, com especialidade em fusões e aquisições, private equity, societário e mercado de capitais. Graduado em direito pela Universidade de São Paulo (2001); MBA (CEAG) pela Fundação Getúlio Vargas (2005) e LL.M. na London School of Economics – LSE (Londres – 2006), sendo bolsista pela “Chevening” através do Conselho Britânico (parte do Foreign Commonwealth Office) e HSBC Foundation Trust. Advogado visitante em Gibson, Dunn & Crutcher em Nova Iorque (2006-2007).

 

Cauê Rezende Myanaki

Associado sênior de Pinheiro Neto Advogados, com especialidade em operações de fusões e aquisições, private equity e mercado de capitais. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Especialista em Direito Societário pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (2010). Mestre em Direito (LL.M.) pela University of Chicago Law School (2015). Associado estrangeiro do escritório Davis Polk & Wardwell LLP em Nova York (2015-2016). Admitido na OAB-SP (2008) e na Ordem do Estado de Nova York, EUA (2016).

 

30 de agosto

Fundos de investimento

Guilherme Cooke

Sócio do Velloza Advogados, responsável pela área de mercado de capitais & compliance. Tem longa experiência em mercado de capitais, especialmente na indústria de fundos de investimento, bem como em estruturas de planejamento patrimonial nacional e internacional para famílias. Antes de se juntar ao escritório, passou pouco mais de 11 anos atuando como in house counsel e compliance officer de relevantes gestores de recursos do mercado nacional. Entre 2004 e 2009 ocupou tais funções na Arsenal Investimentos, anteriormente conhecida como BPW Wealth Management, empresa fundada por Roger Ian Wright e focada em gestão de patrimônio financeiro de ultra high net worth individuals, atuando principalmente na constituição e manutenção dos fundos nacionais e internacionais geridos pela casa e nas suas relações com CVM e ANBIMA. Após sua experiência na Arsenal, juntou-se, no fim de 2009, ao departamento jurídico e de compliance da Vinci Partners, tendo sido o responsável pelos assuntos regulatórios do grupo perante CVM, ANBIMA, BACEN e SEC, bem como pelo desenvolvimento, registro e manutenção dos mais de 200 fundos de investimento nacionais e internacionais geridos pelo grupo. Ocupou, inclusive, o cargo de diretor estatutário da Vinci Partners DTVM, de onde saiu para se juntar ao escritório. Teve participação ativa na ANBIMA e nas discussões com CVM na reforma regulatória da indústria de fundos de investimento iniciada em 2012. Formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), cursou o CEABE, da Escola de Economia da FGV/SP (2006), os LLMs de Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais (2008) e de Direito Societário (2010) do Insper-SP, e Pós-Graduação em Jornalismo na Fundação Cásper Líbero (2015).

 

Preencha o formulário para acessar o programa completo e se inscrever

 

Pacotes

Na compra de mais de um módulo, você tem desconto:

2 módulos    15% de desconto
3 módulos    25% de desconto
4 módulos    30% de desconto

 

 

 

   

 

Coworking Sabiá

Av. Sabiá, 388

Moema, São Paulo – SP

 

Realização

 

Quer receber em primeira mão as reportagens e os encontros da Capital Aberto? Envie a mensagem “subscrevo” para nosso Whatsapp: 11 97718 4461

Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a algumas reportagens.

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Jurisprudência operações societárias Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Cidades do futuro
Próxima matéria
Privacidade digital



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Cidades do futuro
Os projetos dedicados ao desenvolvimento das chamadas cidades inteligentes — nome dado aos grandes centros urbanos...