Medir retorno social é o principal desafio
Aliar resultado financeiro a promoção de bem-estar social e ambiental é o objetivo dos fundos adeptos do chamado investimento de impacto. Esse nicho vem ganhando força em diversos países do mundo — e no Brasil não é diferente. Na visão de Daniel Izzo, sócio da Vox Capital, dois fatores são importantes para a vertente se consolidar por aqui: casos de sucesso e métricas para avaliar o retorno social dos negócios investidos.
Na visão de Juan Carlos Moreno, diretor da LGT Venture Philanthropy na América Latina, a parte qualitativa do investimento de impacto é uma das mais difíceis de ser mensurada. Superar esse obstáculo, no entanto, é visto como fundamental para a indústria deslanchar. “O empreendedor precisa vencer a barreira cultural que é medir o retorno social do seu negócio”, afirma Leo Figueiredo, sócio-fundador da Quintessa Negócios Sociais.
Segundo Verónica de la Cerda, sócia da MOV Investimentos, recursos para investir não constituem um problema para os gestores dedicados a esse nicho. “Eu desconheço se há gente tentando captar e não conseguindo.” Uma das investidas da MOV é a Biofílica Investimentos Ambientais. Fundada em 2008, a empresa focada em gerir e conservar florestas é um exemplo de como geração de lucro e impacto social podem andar juntos. “Se não conseguimos reduzir o desmatamento, não ganhamos dinheiro. Tudo está ligado”, explica Mariama Vendramini, diretora financeira e comercial da Biofílica.
Um ponto controverso nesse tipo de investimento é o papel do Estado. Embora ele possa ser um fomentador dessa indústria, há quem diga que ele mais atrapalha do que ajuda. “O papel do governo nessa seara é destrutivo. Ele não cobra resultado”, observa Figueiredo, da Quintessa. “Realisticamente, é o setor privado que deve assumir esse tipo de investimento. O governo hoje não tem dinheiro para isso.”
Essas e outras questões foram debatidas no encontro do Grupo de Discussão Venture Capital e Empreendedorismo sobre investimento de impacto, promovido pela Capital Aberto em 31 de março.
• Confira os tuítes que publicamos durante o evento.
• Acompanhe a agenda completa dos próximos Grupos de Discussão.
Fotos: Régis Filho
Outubro Liberado
Experimente o conteúdo da Capital Aberto grátis durante todo o mês de outubro.
Liberar conteúdoJa é assinante? Clique aqui
Outubro Liberado
Experimente o conteúdo da Capital Aberto grátis durante todo o mês de outubro.
Ja é assinante? Clique aqui