O rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela Standard & Poor´s, anunciado na semana passada, é um obstáculo a mais para que o mercado de capitais possa alavancar projetos de infraestrutura, num momento em que o BNDES reduzirá sua participação no financiamento de empreendimentos. A decisão da agência de classificação de risco faz com que o retorno e o prazo dos papéis destinados a capitalizar as grandes obras do País possam ser afetados.
“O mercado de debêntures de infraestrutura sofre para emitir papéis com um prazo superior a dez anos e, agora, esse período pode diminuir para três a cinco anos”, afirma o presidente da BF Capital, Renato Sicupira. Para Paulo Boschiero, diretor da Infra Asset, o rebaixamento pressionará ainda mais a qualidade de elaboração dos projetos de infraestrutura, enquanto o governo terá de tornar os retornos mais atrativos. “Tarifa é preço, não tem o que fazer agora: ela precisará refletir o momento atual para atrair o investidor”, ressalta.
Se esses desafios forem superados, o diretor comercial da RB Capital, Daniel Magalhães, estima que as demandas de investimento nos setores de transportes e energia elétrica poderão criar um mercado potencial de R$ 30 bilhões anuais para instrumentos do mercado de capitais, como debêntures de infraestrutura, FDICs e CRIs.
• Confira os tuítes que publicamos durante o evento.
• Acompanhe a agenda completa dos próximos Grupos de Discussão.
- Grupo de Discussão Infraestrutura
- Gabriel Figueira, sócio do MHM Advogados
- Daniel Magalhães, sócio da RB Capital
- Laura Bedeschi Rego de Mattos, chefe do Departamento de Operações Estruturadas do BNDES
- Flávio Crivellari, CFO da Aegea
- Luiz Gustavo Silva Portela, superintendente executivo da Caixa Econômica Federal
- Paulo Boschiero, diretor operacional da INFRA Asset Management
- Renato Sucupira, diretor presidente da BF Capital
Fotos: Régis Filho
Quer continuar lendo?
Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X
Ja é assinante? Entre aqui >
Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!