Capitalização de startups

As alternativas de captação de recursos e os aspectos econômicos e jurídicos da negociação com os futuros sócios

Cursos de Atualização / Encontros
Por     /    Versão para impressão Versão para impressão


8h30 às 13h

O curso visa percorrer todos os estágios da capitalização de uma startup com recursos de investidores. Desde a decisão sobre buscar ou não um sócio, a identificação do tipo de investidor, os parâmetros para a avaliação econômica do negócio e os aspectos jurídicos e tributários aos quais é preciso atentar. Uma análise de casos bem e mal e sucedidos também permitirá uma visão prática dos modelos a seguir.

 

– Empreendedores

– Profissionais que atuam na indústria de seed ou venture capital

– Profissionais de relações com investidores que atuam em startups

– Investidores

– Advogados

– Assessores financeiros

 

 

Dia 31/jul

Aula 1

8h30 – 10h15: Quando e como buscar um investidor

  

Fábio Póvoa¹

 

Aula 2

10h45 – 12h00: O que explica o valor de uma startup?

Marcelo Nakagawa²

 

Aula 3

 12h00 – 13h00: Conselhos de investidor: o que está por trás dos investimentos bem-sucedidos

Marcelo Sato³

 

 Dia 01/ago

Aula 4

8h30 – 13h00: Aspectos jurídicos, negociais e tributários do investimento em startups

  

Rodrigo Menezes4

 

 

Preencha o formulário para acessar o programa completo e se inscrever

 

 

   

 

Coworking Sabiá

Av. Sabia, 388

Moema, São Paulo – SP

 

Realização

 

 

 

¹ Fábio Póvoa é professor de Lean Startup & Empreendedorismo na Unicamp. Foi co-fundador da Movile, caso de sucesso brasileiro em startup de alto crescimento e hoje plataforma global de mobile commerce. Liderou a unidade de inteligência de mercado e estratégia do braço de Telecom do Grupo Promon. Após vender sua participação na Movile, em 2014, se tornou um investidor anjo ativo, com uma abordagem de smart money que conjuga investimento, orientação estratégica, experiência prática, networking e experimentos de tração junto a empreendedores selecionados a dedo entre os mais promissores do país. Durante seu MBA no Vale do Silício, conheceu a metodologia Lean Startup e Customer Discovery, tendo sido estudante, empreendedor e educador certificado por Steve Blank, criador do método e empreendedor serial. É engenheiro de Computação formado pela Unicamp e com MBA pela Universidade da Califórnia Berkeley no Vale do Silício.

² Marcelo Nakagawa é professor de Inovação e Empreendedorismo do Insper, FIA, Fundação Vanzolini e Instituto Butantan. É coordenador adjunto da FAPESP nos programas de inovação. É membro do conselho da Anjos do Brasil e do CIETEC. É colunista de Estadão PME. Tem atuado como consultor de inovação do Bradesco (InovaBRA) e Cyrela Commercial Properties (Inova+CCP). Tem mais de 25 anos de experiência executiva nos mercados financeiro, consultoria estratégica, venture capital, inovação e educação.

³ Marcelo Sato é sócio da Astella – gestora de investimento em venture capital no Brasil. Fundou a CIATECH em 1996, empresa referência em e-learning corporativo, onde atuou desde o desenvolvimento das experiências de aprendizagem digitais à implantação e consolidação de resultados das soluções de treinamento. Em 2013 uniu-se ao UOL formando o UOL Educação S.A., maior conglomerado de Edtech’s do Brasil. Liderou até 2017 as operações de retaguarda participando na reestruturação de processos, M&A, integração de equipe e implantação de governança corporativa.

4 Rodrigo Menezes é sócio do Derraik & Menezes Advogados. Mestre em direito empresarial pelo IE – Instituto de Empresa (Espanha) e especializado em venture capital pela UC Berkeley.

 

Quer receber em primeira mão as reportagens e os encontros da Capital Aberto? Envie a mensagem “eu quero” para nosso Whatsapp: 11 9 7718 4461


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a algumas reportagens.

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Conceituar os títulos do Tesouro Direto e capacitar investidores e profissionais de instituições financeiras a atuarem neste segmento de mercado.
Próxima matéria
Princípios ameaçados



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Leia também
Conceituar os títulos do Tesouro Direto e capacitar investidores e profissionais de instituições financeiras a atuarem neste segmento de mercado.
Conceituar os títulos do Tesouro Direto e capacitar investidores e profissionais de instituições financeiras a atuarem...