CVM regulamenta título para o agronegócio

Edição 22 / 1 de junho de 2005
Por 


O agronegócio poderá contar em breve com o primeiro instrumento do mercado de capitais voltado para o seu segmento. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu audiência pública para regulamentar as chamadas Notas Comerciais do Agronegócio (NCA), títulos que funcionarão como uma espécie de crédito de curto prazo para cooperativas e produtores no período de entressafra. A audiência pública foi encerrada em 27 de maio.

As NCAs serão negociadas em mercado de balcão organizado. Segundo Suli Fontaine, superintendente de desenvolvimento de mercado da autarquia, os estrangeiros são potenciais investidores. “Os grupos internacionais que atuam no segmento têm interesse em financiar produções aqui, por meio do mercado de capitais”, afirma. As notas têm valor unitário mínimo de R$ 300 mil e prazo máximo de nove meses. Seus emissores estão dispensados de registro de companhia.

De acordo com Fontaine, tendo em vista o curto prazo dos títulos, não há necessidade de informações sobre o balanço e o histórico do emissor. É mais importante a divulgação de fatos relevantes que possam influenciar a companhia, como uma eventual quebra de safra. “Não adianta fornecer uma série de dados de safras anteriores, pois isso não minimiza os riscos aos quais a atual produção está submetida”, diz.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a algumas reportagens.

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Localiza chega ao Novo Mercado
Próxima matéria
Fundos de arbitragem ampliam aluguéis




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Localiza chega ao Novo Mercado
A bolsa de valores ganhou um novo segmento no mês de maio: o de locação de automóveis. A Localiza realizou uma oferta...