Companhias bonificam para aumentar liquidez

Edição 22 / 1 de junho de 2005
Por 


As companhias continuam utilizando as ferramentas societárias disponíveis para ampliar a liquidez de seus papéis em bolsa. Agora é a vez de lançar mão das bonificações. Este ano, Ultrapar, Unipar, Metalúrgica Gerdau, Gerdau S.A e Ambev anunciaram operações do tipo.

No final de maio, a companhia de bebidas informou que seria submetida ao conselho de administração a proposta de distribuição de uma ação ordinária (ON) para cada cinco ONs e cinco preferenciais (PNs). Segundo informações da assessoria de imprensa da Ambev, a companhia decidiu pela bonificação depois que a oferta pública da Inbev para aquisição de ações ordinárias da controlada, que atingiu 15,2% do capital votante, reduziu a liquidez dessas ações.

A bonificação prevê o aumento de capital da companhia com emissão de novas ações por meio da capitalização de reservas. Amplia, portanto, a liquidez potencial na medida em que aumenta a quantidade de papéis em poder de cada acionista e reduz seu valor unitário, o que diminui também o valor mínimo para aquisição do lote padrão. “O preço final fica mais acessível, principalmente para as pessoas físicas”, explica Marcos Elias, sócio da Link Corretora.

Ao bonificar o acionista a companhia gera um efeito semelhante ao do desdobramento. A diferença é que, no primeiro caso, utiliza-se reservas contábeis para aumentar o capital e emitir novas ações. No desdobramento, os papéis em circulação são divididos em frações, o que também reduz o valor unitário e promove a liquidez.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a algumas reportagens.

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
OCDE cria Círculo de Companhias para discutir governança na AL
Próxima matéria
Rompendo os elos




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
OCDE cria Círculo de Companhias para discutir governança na AL
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o International Finance Corporation...