Calpers coloca cinco empresas na berlinda

Internacional / Edição 22 / 1 de junho de 2005
Por 


O Calpers, maior fundo de pensão norte-americano com US$ 182 bilhões em ativos, anunciou o nome das cinco empresas que farão parte da sua “focus list” de 2005. Esta é uma relação das empresas que apresentaram piores resultados financeiros e práticas de governança entre as mais de 1.800 companhias norte-americanas que recebem recursos do fundo. A seleção das empresas foi feita com base em três critérios: retorno de longo prazo das ações, práticas de governança corporativa e valor econômico adicionado pelo negócio, medido pelo EVA.

A lista de 2005 é encabeçada pela AIG (seguros), seguida pela AT&T (telecomunicações), Delphi (autopeças), Novell (software) e Weyerhaeuser (papel e celulose). Segundo o presidente do conselho de administração do Calpers, Rob Feckner, as cinco empresas estão sendo monitoradas de perto devido às suas más práticas de governança e, em muitos casos, ao fraco desempenho financeiro, que tem prejudicado seus acionistas. O fundo pretende pressionar essas empresas para a realização de reformas, consideradas necessárias para restabelecer a confiança dos investidores e a rentabilidade de longo prazo. No caso da Weyerhaeuser, foi relevante o fato de a companhia ter criado uma forma de obstruir questionamentos dos acionistas aos conselheiros na sua assembléia anual, obrigando que todas as perguntas dos acionistas fossem feitas por escrito e submetidas para apreciação do CEO, que responderia apenas a algumas perguntas.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a algumas reportagens.

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Desigualdade de direitos de voto também na Europa
Próxima matéria
PCAOB lança guia prático para auditores




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Desigualdade de direitos de voto também na Europa
Um dos pilares fundamentais das boas práticas de governança é o princípio da eqüidade entre todos os acionistas,...