O adágio de que “informação nunca é demais” cai perfeitamente para o mercado de ações. No momento de escolher em que empresa você deseja aplicar recursos, não basta saber o desempenho dela na bolsa de valores. Buscar informações sobre o perfil, os planos, os resultados e, principalmente, a governança da companhia ajuda muito na hora da seleção, mas ainda assim não é o suficiente. Para entender as decisões tomadas pela administração que terão reflexo no curto, médio e longo prazos e, portanto, impacto no preço das ações, é preciso conhecer também o setor em que a empresa atua. Ao compreender o funcionamento global do setor, e a sua interação com o mercado doméstico e o internacional, o investidor se prepara para fazer o seu próprio julgamento.
O dia-a-dia dos negócios na bolsa mostra que a maior parte das decisões depende de interpretação. Saber em que o sobe-e-desce do preço do dólar, a variação da taxa de juros, a oferta de determinada matéria-prima, a demanda proveniente de alguns países e até uma mudança de costumes na sociedade pode refletir no setor em que você tem aplicações ajuda a tirar algumas conclusões capazes de se mostrar bastante valiosas.
Os melhores analistas procuram, antes de emitir qualquer recomendação, fazer uma análise econômica do Brasil e de grandes potências, como os Estados Unidos e a China, e depois analisar o setor em que a empresa atua, incluindo suas subsidiárias. Ou seja, cercam-se de todas as maneiras a respeito dos fatores macroeconômicos, políticos, de demanda interna e externa, e daqueles intrínsecos ao setor capazes de influenciar o valor de determinada empresa no mercado. Mesmo não sendo um “expert” da análise setorial, nada impede que você faça o mesmo, dentro dos seus limites.
Esperamos que este Guia seja útil aos investidores que pretendem começar a aplicar em ações. Nosso objetivo é que aqui você tenha uma primeira impressão dos segmentos mais representados em bolsa de valores. Nossa proposta não é fazer qualquer recomendação sobre determinado setor, mas apenas explicar de maneira sucinta o seu funcionamento, indicando alguns exemplos do que pode interferir no desempenho das respectivas empresas, dentro do atual contexto econômico.
Como o mercado de ações é muito dinâmico, desejamos que o Guia de Análise Setorial para Investidores permita a você, após uma leitura rápida, reconhecer de que forma as notícias diárias influenciam os setores a que pertencem as ações em que já investiu ou planeja adquirir. Acreditamos também que este material poderá despertar a sua curiosidade sobre diferentes áreas da economia e a atuação dos maiores competidores em cada setor. Se tudo isso acontecer, teremos atingido o nosso objetivo e você estará no rumo certo para aplicações cada vez mais acertadas. Boa leitura!
Outubro Liberado
Experimente o conteúdo da Capital Aberto grátis durante todo o mês de outubro.
Liberar conteúdoJa é assinante? Clique aqui
Outubro Liberado
Experimente o conteúdo da Capital Aberto grátis durante todo o mês de outubro.
Ja é assinante? Clique aqui