Por     /    Versão para impressão Versão para impressão


 

Assim como os consumidores já consideram aspectos relativos a sustentabilidade em suas decisões de compra, investidores em todo o mundo passam a ver com outros olhos as companhias que adotam práticas sustentáveis. Torna-se cada vez mais clara a percepção do valor gerado ao mitigar riscos e criar oportunidades, seguindo uma estratégia de gestão integrada que busca rentabilidade sem negligenciar aspectos ambientais e sociais.

Ao integrar os conceitos de sustentabilidade à estratégia empresarial, a organização se torna completa, inteira, no seu sentido mais amplo. Uma companhia assim gera mais valor para o acionista, tem melhor governança corporativa e engaja de forma adequada seus stakeholders — partes interessadas — em sua estratégia.

A sustentabilidade está relacionada ao conceito de desenvolvimento sustentável. Segundo essa tese, o atendimento das necessidades do presente deve ocorrer sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias. O grande desafio para a maioria das empresas é como desenvolver estratégias de negócios e planos de implementação integrando os desempenhos econômico, ambiental e social e, ainda, os stakeholders.

Um negócio é considerado sustentável quando cria valor para o acionista (shareholder) no longo prazo e satisfaz as necessidades de seus stakeholders (clientes, empregados, comunidade, parceiros, etc.) pelo valor social, ambiental e econômico incorporado a suas próprias atividades empresariais. Aumento de produtividade, redução de custos, mitigação de riscos, maior acesso ao capital, motivação do pessoal, melhoria da reputação e maior segurança na obtenção e manutenção de licenças ambientais são benefícios concretos citados por várias corporações que adotam boas práticas ambientais, demonstram responsabilidade social e geram valor econômico.

Muitos desses aspectos são ativos intangíveis, que aos poucos vêm sendo incorporados aos sistemas contábeis e são considerados para determinar o valor das empresas. Isso porque são as projeções dos resultados financeiros das operações futuras, em um novo ambiente, que estabelecem o valor atual de uma companhia. Esse ambiente futuro, interno e externo, incorpora questões não financeiras que determinam a exposição a riscos e os desempenhos operacional e comercial. Aspectos como reputação, marca, capital intelectual, parcerias e outros ativos não financeiros determinam o valor das empresas no atual ambiente corporativo.

Em termos práticos, sustentabilidade no ambiente empresarial é sinônimo de perenidade do empreendimento. Ou seja, operar e gerar valor não por apenas alguns anos, mas por décadas e, se possível, séculos.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui >

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Básica

R$ 36 00

Mensal

Acesso Digital
-
Desconto de 10% em grupos de discussão, workshops e cursos de atualização
Acervo Digital

Completa

R$ 42 00

Mensal

Acesso Digital
Edição Impressa
Desconto de 10% em grupos de discussão, workshops e cursos de atualização
Acervo Digital

Corporativa

R$ 69 00

Mensal

Acesso Digital - 5 senhas
-
Desconto de 15% em grupos de discussão, workshops e cursos de atualização
Acervo Digital

Clube de conhecimento

R$ 89 00

Mensal

Acesso Digital - 5 senhas
-
Desconto de 20% em grupos de discussão, workshops e cursos de atualização
Acervo Digital | Acervo de Áudios



Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  sustentabilidade PwC responsabilidade social Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Tudo sob controle
Próxima matéria
Encarando a logística reversa



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Tudo sob controle
  Durante muito tempo, sustentabilidade foi sinônimo de meio ambiente. Hoje, já se sabe que esse conceito é muito...
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}