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Diluir, por que não?
Para dar conta de um arrojado plano de consolidação, acionistas da Odontoprev topam a idéia de ter menos de uma companhia maior e pulverizam 80% do capital

, Diluir, por que não?, Capital AbertoHabilidosos em cuidar da boca alheia, um grupo de cirurgiões dentistas acertou a mão ao criar, em 1987, uma empresa de planos odontológicos. Do entusiasmo deles, nascia a pequena OdontoPrev, que, no Natal de 2006, viria a se tornar uma estrela em ascensão na Bovespa.  Única do seu ramo a tentar a sorte no pregão da bolsa paulistana, a companhia estreou no mercado há dois anos, quando levantou R$ 522 milhões com uma oferta primária e secundária de ações. Um terço do valor foi para alimentar o já bem nutrido caixa da empresa. O restante mergulhou no bolso dos acionistas que diluíram consideravelmente suas participações. Mais de 80% do capital está pulverizado no mercado.

Em dois anos, desde o IPO, a OdontoPrev fez o milagre da multiplicação, para a sorte dos novos acionistas. Fechou 2007 com RS 210 milhões no caixa, depois de gerar um Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 58 milhões, gastar R$ 34 milhões em aquisições e outros R$ 19 milhões para pagar dividendos e juros sobre o capital próprio. “O ano passado foi imbatível”, diz José Roberto Pacheco, diretor de Relações com Investidores (RI). “Nossa receita cresceu 42%, para R$ 259,1 milhões, enquanto a média do setor ficou em 18%.” O número de associados bateu na casa dos dois milhões, salto de 41,6% em relação a igual período do ano anterior. Foram, portanto, conquistados mais de 600 mil novos clientes e, desse total, 258 mil foram herdados de aquisições.

Na corrida desenfreada para se manter fortalecida num mercado emergente e de empresas regionais, a OdontoPrev foi às compras. No ano passado, levou a concorrente DentalCorp, por R$ 24,7 milhões, e a mineira Rede Dental, por R$ 7,5 milhões. Começou 2008 arrematando,  numa única tacada, a Care Plus e a Biodent, por R$ 29 milhões, em fevereiro. No mês seguinte, anunciou a aquisição de 51% da Easy Software, empresa que atua no segmento de sistemas de gestão para consultórios, clínicas e operadoras odontológicas, por R$ 3,1 milhões. Com 15 anos, a Easy Software atua no desenvolvimento de sistemas para odontologia e detém a maior base instalada de sistemas de gestão de consultórios odontológicos do país, com mais de 7.500 licenças ativas.

Pacheco acredita que a empresa, como líder do setor, mordendo uma participação de 24% do mercado, exerce o papel natural de consolidadora. Traduzindo: a OdontoPrev ainda tem sede de compras. E dinheiro em caixa para isso. Em dezembro de 2007, contava com mais de 2 milhões de associados e ocupava com folga o topo do ranking, de acordo com a Associação Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A segunda posição ficava para o Bradesco Saúde, que, embora seja um plano de assistência médica, também oferece serviços odontológicos, seguido pela Interodonto (718) e pela Odonto System (480). Estima-se que o mercado tenha mais de 500 operadores, a maioria local. Nos Estados Unidos, apenas cem operadoras cuidam de 60 milhões de associados.

“É um mercado incipiente, com alto potencial de consolidação”, diz Pacheco. Ele deixa claro que a companhia quer se beneficiar de ser uma das poucas com abrangência nacional: tem 14 mil dentistas credenciados distribuídos em 1090 cidades brasileiras.  Ainda assim, os clientes são mais concentrados em São Paulo. “Minas Gerais, terceira maior economia do país, tem apenas 450 mil usuários de planos odontológicos”, conta.

O executivo costuma comparar o setor de planos odontológicos com o de planos médicos, para ressaltar o espaço de crescimento na sua área. Os planos de saúde médica navegam num mar tranqüilo e maduro, onde o ticket médio soma R$ 120, e a taxa de crescimento sobe, mas num ritmo mais lento: 3,9% em 2007 ante 2006, passando para um total de 39,1 milhões de usuários. Os planos odontológicos, por sua vez, expandiram 18,8%, utilizando-se igual base de comparação, para 9,1 milhões de associados. E com duas vantagens adicionais: o valor do ticket médio é de R$ 12, e o setor, diferentemente dos planos médicos, não sofrem com concorrência de um plano odontológico público. O modelo de negócios também é atraente: a OdontoPrev está 100% focada no ambiente corporativo. Seus mais de 2 milhões de clientes pertencem a 3 mil empresas.

O mercado tem dado respostas a suas ações. Os 12 analistas de bancos e corretoras que cobrem a companhia recomendam a compra do papel. Não raro, a maioria deles destaca um preço superior a R$ 60 e, portanto, mais que o dobro do seu valor de entrada na Bovespa, de R$ 27,60.

Mas, desde que nasceu, a OdontoPrev mostrou-se com perfil de arrojada. Em 1998, um ano depois de ser fundada, atraiu investidores de private equity que, de cara, compraram seu controle. A injeção de capital encorajou a companhia a fazer aquisições. Em 1999, fez a sua primeira aquisição, arrebanhando a Unidont, que tinha 84.000 associados. Dois anos depois, comprou a Clidec, com aproximadamente 115.000 usuários. E, desde lá, adota práticas de governança corporativa alinhadas com os interesses dos investidores. “Há mais de dez anos temos um conselho de administração profissionalizado. Hoje, dos cinco membros, quatro são independentes”, conta Pacheco.


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