Por     /    Versão para impressão Versão para impressão


A história de um empreendedor começa com um sonho. A de um investidor também. O primeiro quer dar vida a uma ideia. Ou expandir algo que já se provou viável. O segundo espera ver a sua poupança crescer, para realizar ou não um ideal. Quando se encontram, empreendedor e investidor têm muito a tratar. E, se os interesses combinarem, uma história de parceria a construir.

Esse encontro pode acontecer por acaso, sorte ou destino. Mas pode também ser algo planejado, com investidores que fizeram dessa busca o seu ganha-pão e empreendedores munidos de um audacioso e convincente plano de negócios. É assim que funciona a indústria de venture capital e private equity. Gestores profissionais incumbidos de multiplicar os recursos de seus clientes saem à caça de empreendedores com potencial de gerar bons lucros a partir de suas invenções. Tudo de forma profissional e com tempo certo para acabar. Quando alcançada a rentabilidade esperada, é a hora de o gestor realizar os ganhos e passar o investimento adiante.

Relatar alguns desses encontros é a proposta desta coletânea de casos, a quarta da coleção — que já tratou de IPOs, relações com investidores e governança corporativa. A exemplo do que fizemos nas edições anteriores, escolhemos situações que caracterizam os investimentos de private equity e buscamos boas histórias para ilustrá-las. Não se trata, portanto, de um ranking, mas de uma coletânea de casos interessantes, exposta ao risco de eventualmente não ter selecionado os melhores. Tampouco se trata de uma coletânea de casos de sucesso, mas de relatos que exemplificam as situações que queremos retratar. Trata-se, certamente, da maneira que escolhemos para registrar alguns encontros da ideia com o capital. E de homenagear os sonhos que se depararam com suas contrapartes.




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Garimpando inovação
Próxima matéria
Missão árdua



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Leia também
Garimpando inovação
O plano era empolgante: reunir um grupo de investidores-anjo para aplicar em empresas de forte base tecnológica. A ideia...