Time de craques

Dez histórias inspiradoras de investidores brasileiros “fora da curva”

Bimestral / Prateleira / Edição 154 / 12 de março de 2017
Por 


Fora da curva – Os segredos dos grandes investidores do Brasil – e o que você pode aprender com eles*

Fora da curva –
Os segredos
dos grandes
investidores
do Brasil – e o
que você pode
aprender com eles*

Para quem “milita” no campo das finanças e dos investimentos, faz parte da vida estudar e acompanhar os grandes investidores de calibre mundial, como Warren Buffett e George Soros. As publicações sobre seus estilos e estratégias inundam as prateleiras virtuais da Amazon e, a despeito de uma certa reciclagem do conteúdo, novas publicações a cada ano ainda exercem fascínio sobre milhares de seguidores e aspirantes a imitadores. Assim como acontece na cozinha, todos conseguem ler a “receita pra ficar rico”; mas execução com sucesso é outra história.

Já estava mais do que na hora de sair um livro com receitas brasileiras — e ele nasceu de um curso ministrado na Casa do Saber, em São Paulo. Seus organizadores, Florian Bartunek e Pierre Moreau, convidaram expoentes da arte de investir para compartilhar experiências e “causos” sobre como ganharam e perderam dinheiro. Em 2012, quando ocorreu o curso, o olhar era mais voltado a perspectivas e novas oportunidades. Mas os cenário micro e macro da economia brasileira e seus mercados mudaram completamente desde então; por isso, os organizadores buscaram atualizar as visões dos convidados por meio de entrevistas recentes, com o suporte da jornalista Giuliana Napolitano.

Parafraseando Roberto Campos, é muito interessante ver a vida sob a orientação da lanterna da popa, que ilumina as águas já navegadas e os caminhos por que passamos. Todos os depoimentos têm a nota comum do olhar para trás na busca dos porquês de sucessos e fracassos. O interessante é perceber que, na arte dos investimentos, existem vários caminhos que levam a Roma (nesse caso, seria melhor dizer Eldorado, a mítica cidade de ouro dos incas). Os investidores ouvidos pelos organizadores do livro têm estilos ecléticos: o trader de macrotendências, o “value investor”, o que tem preferência por imóveis… Cada um desenvolveu sua marca registrada de como ganhar dinheiro. Mesmo diante de grandes diferenças de características de atuação, percebe-se um certo alinhamento ao redor de algumas ideias. Todos falam em “trabalhar duro”, “desenvolver um estilo próprio”, “ter apetite por risco, mas colocar as probabilidades a seu favor”, “ter disciplina”. Além disso, sem exceção, eles frisam o valor do aprendizado decorrente das ocasiões em que erraram. O excesso de confiança também é reiteradamente citado como um dos maiores inimigos do investidor, daí a necessidade de se criar algum mecanismo de pesos e contrapesos no processo de tomada de decisão. Por fim, vale registrar a boa ideia dos autores de incluir duas listas ao final de cada capítulo, uma com as principais ideias de cada um sobre como fazer bons investimentos e outra com a indicação de seus respectivos livros de cabeceira.

Leitura obrigatória para estudantes de economia, administração e aqueles que atuam na gestão de recursos, o livro é muito agradável, com uma linguagem informal que evita tecnicidades. Aliás, conforme ressaltado na introdução, trata-se de conteúdo importante para qualquer um que esteja preocupado em cuidar da própria poupança. Seja qual for o motivo — obter segurança financeira, cuidar das próximas gerações, ou mesmo promover a filantropia —, o tema dos investimentos deve ser tratado sem tabus, como uma atividade absolutamente fundamental para o bem-estar da sociedade em vários aspectos. São dez capítulos, com dez craques e seus depoimentos. O prefácio é de Jorge Paulo Lemann. Com ele, o time fica completo.


* Fora da curva – Os segredos dos grandes investidores do Brasil – e o que você pode aprender com eles
Florian Bartunek, Giuliana Napolitano e
Pierre Moreau (orgs.)
Editora: Penguin
233 páginas
1a edição, 2016


*Peter Jancso é sócio da Jardim Botânico Investimentos e conselheiro independente


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a algumas reportagens.

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Gestão de Recursos investimento prateleira economia brasileira Fora de curva Florian Bartunek Pierre Moreau Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Distressed assets
Próxima matéria
O ICMS está fora




Recomendado para você




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Distressed assets
Patrocínio  O aprofundamento da crise na economia brasileira, o avanço da Operação Lava Jato e a restrição de crédito...