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A importância do RI no IPO

Nos últimos anos, as empresas brasileiras vêm, freqüentemente, efetuando oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês), visando atrair novos investidores para expandir suas atividades. Em 2006, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) registrou recorde de 26 companhias que fizeram seu IPO. Neste ano, até o momento, há 22 na lista da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a perspectiva é de que 42 abrirão seu capital. Este crescimento ocorre, principalmente, pela possibilidade de o nível de risco Brasil, avaliado pela agências internacionais, continuar diminuindo, o que torna o País mais atrativo para os investidores. 

Para atender ou prestar informações aos novos acionistas, é necessário um interlocutor que estabeleça a ligação entre estes, a administração da empresa e os demais atores que atuam no mercado de capitais, sejam nacionais ou internacionais. Antigamente, esse papel cabia ao diretor financeiro, que era responsável pelas rotinas internas da gestão da companhia e pelo relacionamento com seus acionistas. 

Sua função principal é apresentar informações sobre o negócio de forma clara e precisa, contribuindo para que as ações da companhia obtenham a justa valorização

Contudo, a necessidade de profissionalização dessa atividade e a freqüência dos IPOs fizeram surgir, como departamento autônomo, a área de Relações com Investidores (RI). Seu objetivo é a manutenção do fluxo contínuo de informações da companhia para o mercado de investimentos, atuando como agente promotor de todas as mudanças advindas dessa opção. 

Aliás, o fator que mais tem contribuído para o sucesso na captação de investimentos é a percepção do mercado acerca da consistência na estratégia adotada pela empresa para a abertura de seu capital, uma vez que o aumento no preço das ações decorre da credibilidade transmitida aos investidores, principalmente em razão da qualidade das informações. 

Nesse sentido, pode-se comparar os executivos da área de RI a advogados e contadores da empresa, haja vista que sua função principal é a apresentação de informações sobre o negócio de forma clara e precisa, contribuindo para que as ações da companhia obtenham a justa valorização. Além disso, o fornecimento de dados imprecisos pode levar a companhia a pagar indenização ao investidor que comprovar prejuízos em razão de informações incorretas. 

O executivo de RI também é responsável por transmitir informações à administração da empresa, substituindo-a no contato regular com os investidores. Ele deve contribuir na prática de uma governança corporativa eficiente, para garantir a transparência e a credibilidade da companhia junto aos investidores. 

Para desempenhar suas funções de forma eficiente, o profissional de RI deve entender de finanças e ter uma visão clara de seu público-alvo, além de possuir profundo conhecimento sobre a companhia e a legislação do mercado de capitais e de marketing. Fluência no inglês, talento para a comunicação interna e externa e constante atualização em sua área são requisitos fundamentais para o sucesso na carreira. 

O mercado de trabalho para os executivos de RI cresce de forma acelerada. As escolas de negócio vêm abrindo cursos para a formação desses profissionais, cujas principais áreas de atuação são as empresas que visam a abertura de capital, bem como consultorias, auditorias, bancos e corretoras. A cada dia, aumentam as oportunidades e a importância desse especialista no mercado financeiro brasileiro.


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