BNDES lança projeto binacional para PMEs

Edição 39 / 1 de novembro de 2006
Por 


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) espera finalizar, ainda este ano, o projeto de um novo instrumento para apoiar o crescimento e a internacionalização de pequenas e médias empresas (PMEs). Nos moldes de um veículo de private equity, os Fundos Mútuos Fechados de Investimento Binacionais permitirão a investidores estrangeiros formar joint ventures com empresas brasileiras, tendo o banco como um dos sócios. As parcerias poderão ser formadas, inclusive, para abertura de subsidiárias no Brasil e no exterior. Os detalhes sobre valores a serem alocados ainda não foram divulgados.

O BNDES afirma que o objetivo do programa é contribuir para a transferência de tecnologia e estimular a inovação entre as empresas de menor porte. Ainda que seja dirigido a esse tipo de empreendimento, nenhuma restrição foi colocada àqueles de grande porte. Um dos principais critérios de seleção será a não concorrência dos produtos das investidas com os de empresas nacionais. Os fundos contarão com gestoras de investimentos (obrigatoriamente brasileiras) selecionadas especificamente para o programa.

Uma linha de crédito aberta para a importação de equipamentos e máquinas que não contam com similares nacionais, já lançada, prevê o desembolso de até US$ 100 milhões pelo BNDES e deve ter papel complementar ao dos fundos de private equity. Um limite anual de até US$ 3 milhões por operação foi instituído para que os recursos sejam disponibilizados ao maior número possível de beneficiários. O programa de investimentos binacionais é resultado de uma série de acordos de cooperação que foram firmados pelo BNDES e pelo Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior, nos últimos dois anos, com instituições públicas e privadas na Europa e nos países da América do Norte.



Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Ibri faz parceria com professores universitários
Próxima matéria
Propostas para o presidente




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Ibri faz parceria com professores universitários
A expansão do mercado de trabalho brasileiro para os profissionais de Relações com Investidores (RI), trazida pela retomada...