Salário sujeito a voto em assembléia

Internacional/Edição 33 / 1 de maio de 2006
Por 


Permitir que os investidores opinem sobre a remuneração dos executivos e administradores da companhia por meio do voto é prática que já pode ser considerada tendência quando o tema é boa governança. Inaugurada no Reino Unido em 2002, chegou aos Estados Unidos este ano, com a US Bancorp que, atendendo ao pedido de um de seus maiores investidores (o fundo de pensão dos servidores públicos estaduais, municipais e dos condados — AFSCME), obteve 39% de aprovação na assembléia realizada em 18 de abril.

O modelo adotado nesses dois países — e também na Suécia e na Austrália desde o ano passado — é o do voto de aconselhamento (advisory vote), em que os acionistas expressam sua opinião a respeito da política apresentada, mas não têm poder de veto sobre ela. Cabe à companhia, diante do resultado obtido, prosseguir com a proposta original ou ajustá-la. Na Holanda, o formato é um pouco mais severo: se o pacote de remuneração submetido a voto não obtiver a aprovação da maioria dos acionistas, a companhia é obrigada a manter a política anterior ou convocar uma assembléia extraordinária para discutir o tema.

Novos testes da medida por companhias norte-americanas estão programados para essa temporada de assembléias. Até o final de maio, os investidores do banco de investimentos Merrill Lynch, da rede de varejo Home Depot e da financiadora de imóveis Countrywide Financial terão a chance de se posicionar sobre o tema.

 




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Com SOX, small caps pagam 19% melhor seus conselheiros
Próxima matéria
Fortes emoções



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Leia também
Com SOX, small caps pagam 19% melhor seus conselheiros
Um estudo anual do Institutional Shareholder Services, líder de mercado em serviços relacionados à governança corporativa...
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}