Bradespar vai anunciar dividendo mínimo

Edição 28 / 1 de dezembro de 2005
Por 


ed28_p048-049_pag_1_img_001Aderindo à política de sua principal investida — a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) — a Bradespar instituiu um mecanismo de indicação de remuneração mínima, que contempla a divulgação prévia de um montante a ser pago por ação, distribuído em duas parcelas semestrais (maio e novembro).

O valor mínimo, que deve ser aprovado a cada ano pelo conselho de administração da companhia de investimentos, será calculado com base nas expectativas para o seu fluxo de caixa: das receitas obtidas com os dividendos pagos pela CVRD, serão deduzidos todos os desembolsos previstos para o período. O saldo deverá ser integralmente pago como dividendo aos acionistas da Bradespar, cujo estatuto prevê distribuição de 30% do lucro anual. Nos anos em que o valor mínimo não alcançar o percentual previsto em estatuto, uma distribuição complementar será realizada. O modelo entra em vigor em 2006 e o primeiro anúncio de dividendo mínimo será realizado até o último dia útil de fevereiro.

Receitas de outras empresas investidas serão consideradas no cálculo tão logo seus dividendos passem a compor o caixa da Bradespar. É o caso da CPFL, segunda empresa do portfólio, cujos proventos hoje são destinados à cobertura de uma dívida com outra componente de sua carteira de investimentos, a VBC Participações.


Quer continuar lendo?

Você já leu {{limit_offline}} conteúdo(s). Gostaria de ler mais {{limit_online}} gratuitamente?
Faça um cadastro!

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Suzano lança "shelf" para ações
Próxima matéria
Energias do Brasil investe na pessoa física




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Suzano lança "shelf" para ações
Em operação inédita no mercado brasileiro, a Suzano Petroquímica criou um programa de distribuição de valores...