FGV faz primeira radiografia do capital de risco

Edição 27 / 1 de novembro de 2005
Por 


As 71 instituições gestoras de private equity e venture capital com escritórios no País foram ouvidas no I Censo Brasileiro dedicado a contabilizar os números do segmento entre os anos de 1999 e 2004. Coordenado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), o trabalho teve seus resultados parcialmente divulgados em seminário no início de outubro.

O censo mostra um setor em fase de consolidação, marcado por forte concentração do capital comprometido – 45,9% do volume total de recursos está em poder das cinco maiores instituições – e com pouca oferta de projetos adequados às exigências dos gestores (apenas 0,3% das propostas apresentadas voluntariamente receberam investimento). Esse percentual sobe para até 3% quando o plano de negócios é prospectado pelo gestor e para 5% quando chega a ele por indicação do mercado.

O perfil dos gestores é marcadamente jovem: 39% têm entre 30 e 40 anos, e apenas 3% têm mais de 60. Com relação à formação, predominam os administradores de empresas (55%), seguidos por economistas (22%) e engenheiros (19%). Boa parte deles (38%) iniciou a carreira no setor financeiro e 58% fizeram cursos de especialização.

Quanto aos possíveis condicionantes de seleção de um projeto, os que obtiveram maior relevância foram a experiência profissional dos líderes (78%), sua formação profissional (20%) e a existência de balanços auditados (59%). Do outro lado da moeda, os principais fatores de rejeição foram a informalidade, com 75% das menções feitas pelos entrevistados, e a escassez de elementos que permitiam calcular o valor do empreendimento, com 61%.


Quer continuar lendo?

Você já leu {{limit_offline}} conteúdo(s). Gostaria de ler mais {{limit_online}} gratuitamente?
Faça um cadastro!

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Dupla personalidade
Próxima matéria
Análise de crédito de FIDC é facilitada para o custodiante




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Dupla personalidade
  Poucas tarefas exigem um conhecimento tão aprofundado quanto perguntar. Ou melhor, saber o que perguntar. O desafio...