Conselheiros se voltam às questões do negócio

Internacional / Edição 27 / 1 de novembro de 2005
Por 


Em edição especial, a Revista Corporate Board Member ouviu conselheiros das maiores companhias abertas norte-americanas para mapear suas principais preocupações. Deixando para trás a obsessão com a Sarbanes-Oxley, as atenções se voltam agora para assuntos estratégicos e a palavra de ordem é “back to business”. Segundo a pesquisa, as reuniões de conselho têm sido marcadas por assuntos como:

• A importância no monitoramento da satisfação dos funcionários:
– Ainda que 53% das empresas ouvidas não leve aos conselhos relatórios a respeito, a maior parte dos conselheiros procura observar indicadores de “comprometimento” dos empregados;
– Os questionários individuais são um dos instrumentos de avaliação adotados;
– A convivência informal é reforçada com a circulação esporádica dos conselheiros nos ambientes de trabalho e a participação em eventos.

• Mudanças no papel dos conselheiros e novos desafios:
– 73% entendem que o risco da posição aumentou no último ano. Como contrapartida, vêem que os resultados são significativamente melhores;
– O trabalho é, por seu foco nos aspectos estratégicos, mais estimulante do que antes e, pelas atividades relacionadas aos controles, mais tedioso.

• O aumento das obrigações legais os leva a assumir posturas mais defensivas nas reuniões, agora marcadas por discussões mais duras, nas quais impera o lema de Corleonne: “nada pessoal, apenas negócios.”


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a algumas reportagens.

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Opções de ações para executivos em baixa nos EUA
Próxima matéria
Cai o interesse da Europa por aquisições nos EUA




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Opções de ações para executivos em baixa nos EUA
Duas pesquisas divulgadas recentemente descrevem mudanças significativas na forma de remuneração dos administradores das companhias...