Republicação de balanços em baixa

Edição 25 / 1 de setembro de 2005
Por 


O número de processos de análise da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para republicação de balanços vem caindo ano a ano. Em 2005, a autarquia avaliou 21 casos e pediu que fossem republicados dois balanços – das companhias Teka Tecelagem e Gazola. Em 2004, foram avaliados 17 processos e solicitadas três republicações. Os números estão abaixo do padrão dos anos anteriores. Em 2003, a autarquia havia avaliado 45 processos (com três pedidos de republicação) e, em 2002, 142 processos (11 exigências de republicação).

De acordo com Elizabeth Lopez Rios Machado, superintendente de relações com empresas da autarquia, a queda deveu-se a uma postura mais seletiva nos processos de análise das demonstrações financeiras. “Houve uma mudança de foco, tanto no acompanhamento como no entendimento das razões que exigem a republicação”, afirma. O ideal, segundo Elizabeth, é que a republicação seja ordenada quando há uma irregularidade inquestionável. Caso contrário, é preferível emitir um ofício de recomendação solicitando que a companhia faça as correções e divulgue novamente o balanço ao mercado.


Quer continuar lendo?

Você já leu {{limit_offline}} conteúdo(s). Gostaria de ler mais {{limit_online}} gratuitamente?
Faça um cadastro!

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Encontro de expectativas
Próxima matéria
Serviços extra-auditoria na mira da CVM




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Encontro de expectativas
  Quando o objetivo é tratar os fatos que marcaram o mercado de capitais nos últimos dois anos há pelo menos um tema...