FSA debate sobre regulação de fundos

Internacional / Edição 25 / 1 de setembro de 2005
Por 


O órgão regulador inglês – Financial Services Authority (FSA) – está atento aos riscos potenciais da distribuição de produtos de investimento mais sofisticados para os investidores de varejo. Desde o final de junho, estão disponíveis para discussão pública dois estudos elaborados pelo órgão para analisar a necessidade de se exigir mais transparência dos hedge funds – bem como os custos e benefícios desse tipo de iniciativa – e os mecanismos mais eficientes de proteção do investidor em meio ao dinamismo da indústria de fundos.

Para o segundo tema, a FSA comenta os três maiores riscos: que os consumidores e companhias não compreendam totalmente os produtos; que os consumidores se confundam com as variações na forma e nos canais de distribuição desses produtos; e que, ainda, percam oportunidades de investimento por conta de restrições impostas pela regulamentação. Uma das propostas levantadas pela FSA é que seja criada uma nova categoria para esses produtos sofisticados, para que seus riscos ganhem visibilidade frente ao investidor. “Abrimos esta discussão porque estamos cientes do perigo da arbitragem regulatória e não temos a intenção de que a indústria de hedge funds migre para centros com regulações mais brandas por conta da nossa postura”, disse Hector Sants, diretor da FSA, no comunicado divulgado à imprensa.

A iniciativa provocou a reação dos profissionais do mercado. O CFA Center for Financial Market Integrity defendeu que a autoregulação seria a chave para tornar a indústria de hedge funds mais transparente e confiável.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a algumas reportagens.

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
RI se consolida como carreira nos EUA
Próxima matéria
Regalias para as pequenas empresas




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
RI se consolida como carreira nos EUA
A pesquisa bianual do The National Investor Relations Institute (Niri), divulgada em julho, mostra que a atividade de Relações...