Termômetro para medir os efeitos do tag along

Edição 23 / 1 de julho de 2005
Por 


Saiu do forno, no final do mês passado, mais um índice da Bovespa: o de ações com tag along diferenciado. São candidatas a fazer parte da carteira teórica do ITAG, vigente por quatro meses, ações de empresas que concedem tag along – direito dos acionistas minoritários venderem suas participações nas mesmas condições do controlador em caso de alienação da empresa – superior ao estabelecido pela legislação. A Lei das S.As determina que o controlador deve oferecer a todas as ações ordinárias minoritárias (ON) tag along de 80%. Empresas pertencentes ao Nível 2 e ao Novo Mercado se enquadram automaticamente neste quesito, pois concedem tag along de 100% a todos os acionistas e 100% aos detentores de ordinárias e 70% aos preferencialistas, respectivamente.

Mas a liquidez também é uma condição. Para a empresa ser incluída no índice, é preciso que os seus papéis tenham sido negociados em, pelo menos, 30% dos pregões ocorridos nos doze meses anteriores à formação da carteira. A participação de cada ação não poderá exceder 20% da carteira e será ponderada pelo valor de mercado das ações disponíveis para negociação, isto é, do chamado free float (ações que não estão de posse do controlador).

A novidade segue a tendência de especialização dos fundos de investimento e oferece mais uma forma de indexação. Será também um instrumento para avaliar o desempenho das ações de companhias que oferecem este direito tão pleiteado pelos minoritários em relação àquelas que ainda seguem apenas o que requer a lei.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a algumas reportagens.

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Bovespa Lei das S.As. tag along ITAG Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Gestão de recursos com finanças corporativas?
Próxima matéria
As equipes de RI mais bem vistas pelo mercado



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Gestão de recursos com finanças corporativas?
Algumas gestoras de fundos de investimento estão vislumbrando novas oportunidades de negócio na área de finanças corporativas...