Remuneração dos executivos requer mais transparência

Internacional / Edição 20 / 1 de abril de 2005
Por 


A pesquisa conduzida pela consultoria Broadgate Consultants mostrou também que a transparência na remuneração dos executivos precisa ser aprimorada pelas empresas abertas norte-americanas. Quase 90% dos 105 investidores institucionais entrevistados defendem que o presidente da Securities and Exchange Commission (SEC), Willian H. Donaldson, crie regras exigindo mais informações sobre o pagamento dos executivos. Do total, 61% disseram que a maioria das empresas não ajustou as políticas de compensações em resposta aos abusos revelados pelos escândalos corporativos dos últimos anos.

O mesmo trabalho mostrou ainda que os investidores gostariam de ver mais independência nas recomendações emitidas pelos bancos de investimento. Para 80% dos entrevistados, o órgão regulador deveria impedir as instituições de comentarem transações em que possam ser beneficiadas financeiramente.

A associação norte-americana de corretores de valores, National Association of Securities Dealers (NASD), está atenta aos conflitos de interesses nas áreas de “research”. Atualizou o chamado “Sanction Guidelines”, um guia das sanções impostas àqueles que violarem regras de conduta estabelecidas pelo órgão, e reviu as penalidades aplicadas em caso de descumprimento da regulamentação para a atividade dos analistas e seu relacionamento com os bancos de investimento (regra 2711 da SEC). O novo guia prevê multas de até US$ 200 mil e, em alguns casos, impõe uma suspensão individual ou até mesmo da firma.


Quer continuar lendo?

Você já leu {{limit_offline}} conteúdo(s). Gostaria de ler mais {{limit_online}} gratuitamente?
Faça um cadastro!

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
SEC quer orientar investidor sobre os fundos de investimento
Próxima matéria
Investidores esperam melhor custo-benefício para a SOX




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
SEC quer orientar investidor sobre os fundos de investimento
Depois de uma série de escândalos envolvendo os fundos de investimento norte-americanos, a Securities and Exchange Commission...