Fiesp lança FIDC para fornecedores

Edição 12 / 1 de agosto de 2004
Por 


A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) quer promover o lançamento de fundos de direitos creditórios (FIDCs) voltados ao financiamento de pequenos e médios fornecedores. Segundo Cláudio Miquelin, diretor da área de crédito da instituição, a idéia é anunciar em agosto um fundo voltado a empresas de autopeças e eletrodom ésticos fornecedoras de seis grandes indústrias. A Fiesp recebeu propostas de cinco administradoras de recursos ligadas a bancos para cuidar da gestão do FIDC e planeja eleger uma delas ainda no início do mês.

Michelin espera uma captação de cerca de R$ 100 milhões para o fundo, que será voltado a investidores qualificados conforme requer a instrução da CVM que regulamenta os FIDCs. “Investidor não será problema”, avalia. Cerca de 20 fornecedores de cada uma das seis grandes empresas contatadas cederão seus recebíveis contra essas companhias, a um custo previsto de CDI mais 30% ao ano. “É muito menos do que eles conseguem hoje com empréstimos bancários”, ressalta. O risco do fundo será medido pelas empresas clientes que, segundo o diretor, possuem atrativa classificação de crédito. Sem revelar os nomes das companhias contatadas, Michelin afirma que já planeja novos fundos voltados a prover capital de giro para fornecedores de importantes segmentos da economia. O objetivo da Fiesp é concluir a captação do seu primeiro FIDC no prazo de 120 dias.


Quer continuar lendo?

Você já leu {{limit_offline}} conteúdo(s). Gostaria de ler mais {{limit_online}} gratuitamente?
Faça um cadastro!

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Mais uma operação de Cepac a caminho
Próxima matéria
CVM começa a vigiar analistas




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Mais uma operação de Cepac a caminho
Está previsto para setembro o próximo leilão do mais novo título voltado ao setor imobiliário sob regulamenta ção...