Impulso às “cidades inteligentes”

encontro online

Impulso às “cidades inteligentes"

Pandemia incentiva aperfeiçoamentos nos processos de gestão urbanos e abre novas oportunidades de negócio

o que esperar

Se antes a criação de cidades inteligentes (smart cities) estava restrita a algumas das maiores economias do mundo, como Estados Unidos e Dinamarca, hoje setores privado e público de diversos países já estudam como estruturá-las. O movimento foi impulsionado pela pandemia de covid-19. Ao mesmo tempo em que a crise gerada pelo vírus evidenciou déficits estruturais dos sistemas urbanos e desigualdades socioespaciais, ela abriu novas oportunidades de negócio com foco na reestruturação das cidades em termos de tecnologia.

Áreas como digitalização de serviços, controle de tráfego, previsão de crimes e sensores de dados são algumas que podem ser impulsionadas. Mas, além da preocupação em inserir e gerenciar tais tecnologias, bem como os dados que geram, surge a necessidade de fazer isso ocorrer de forma regulada e como parte de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, multissetorial e multidimensional.

Para discutir como tornar as cidades “mais inteligentes”, convidamos para um debate na Conexão Capital: Elias de Souza, líder da área de Governo e Serviços Públicos da Deloitte no Brasil; e Raquel Cardamone, fundadora da Bright Cities, plataforma que por meio de diagnósticos e mapa de soluções converte cidades em smart cities. A mediação do debate foi feita pelo economista e doutor em urbanismo Fábio J. Ferraz, fundador e diretor-executivo da urbeOmnis e integrante da rede BrCidades.

O evento aconteceu no dia 24 de novembro de 2020.

Convidados

Já é assinante?

Clique no botão e assista ao vídeo

Assistir

Quer assinar?

Então vá até a nossa loja e volte aqui para assistir

Assinar


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Quero me cadastrar! Já tenho cadastro!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui >

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >