Manipulação de mercado

encontro online

Caso GameStop: Uma nova forma de manipulação de mercado?

Especialistas discutem os aspectos sociológicos, econômicos e regulatórios envolvendo o episódio

o que esperar

Nas últimas semanas, um assunto dominou as principais páginas dos veículos de finanças: o caso GameStop. O episódio teve início com um grupo de pequenos investidores que se uniu por meio da rede social Reddit para prejudicar hedge funds que apostavam na desvalorização das ações da varejista de videogames. Para isso, eles usaram uma operação conhecida no mercado como short squeeze, em que a súbita valorização de um ativo pressiona investidores que apostam na baixa de preço a abrir mão de suas posições.

Após o caso GameStop, o mesmo aconteceu com ações de outras empresas — entre elas Koss Corp, AMC Entertainment e Blackberry —, o que suscita diversas questões. Episódios como esse podem se tornar o “novo normal” diante do uso cada vez mais intenso das redes sociais pelos investidores? Estamos diante de uma nova forma de manipulação de mercado? Os órgãos reguladores estão preparados para lidar com situações parecidas no futuro?

Para debater essas e outras questões, convidamos para um encontro na Conexão Capital: Daniel Kalansky, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (Ibrademp) e sócio do escritório Loria e Kalansky Advocacia; Hudson Bessa, fundador da HB Escola de Negócios e professor das instituições FGV, Fipecafi-USP e CNF; Pedro Albuquerque, CEO e fundador do TradersClub e gestor do fundo Cosmos. O evento foi mediado por André Vasconcellos, especialista em direito societário e mercado de capitais e diretor-adjunto do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI-RJ).

O evento aconteceu no dia 18 de fevereiro de 2021.

Convidados

Já é assinante?

Clique no botão e assista ao vídeo

Assistir

Quer assinar?

Então vá até a nossa loja e volte aqui para assistir


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Quero me cadastrar!

Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui > 2

teste

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >


Assine a newsletter

APROVEITE!

Adquira a Assinatura Superior por apenas R$ 0,90 no primeiro mês e tenha acesso ilimitado aos conteúdos no portal e no App.

Use o cupom 90centavos no carrinho.

A partir do 2º mês a parcela será de R$ 48,00.
Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento.