Sistema financeiro

encontro online

Os riscos do open banking

GuiaBolso, Tenable Brasil e PwC debatem como assegurar a segurança desse ecossistema inovador no País

o que esperar

Quase dois anos após o comunicado do Banco Central (BC) com as primeiras diretrizes e instruções, o open banking finalmente foi adotado no Brasil em fevereiro de 2021. O modelo inova o sistema financeiro do País ao permitir que bancos e prestadores de serviços compartilhem entre si dados e informações de seus usuários, desde que haja consentimento.

A expectativa é que a novidade amplie a concorrência entre as instituições financeiras, incentivando a criação e oferta de novos produtos e serviços. Para que a disseminação do open banking aconteça com êxito, entretanto, é preciso assegurar a segurança desse ecossistema. No Brasil, ele está protegido pela Lei do Sigilo Bancário (Lei Complementar 105/2001) e precisa cumprir as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A legislação brasileira, contudo, é suficiente para garantir a segurança das informações dos clientes? Como as instituições financeiras podem reforçar a proteção de dados de seus usuários diante da adoção do open banking? Até o momento como tem sido a experiência das instituições que já adotaram o sistema? Quais riscos precisaram mitigar?

Para discutir essas e outras questões, convidamos para um encontro na Conexão Capital: Arthur Capella, country manager na Tenable Brasil, e Thiago Alvarez, fundador e co-CEO do Guiabolso. Para mediar a conversa, contamos com a presença de Luís Ruivo, sócio responsável pela área de consultoria para o setor financeiro da PwC Brasil.

O encontro foi on-line e aconteceu no dia 30 de junho de 2021.

Convidados

Já é assinante?

Clique no botão e assista ao vídeo

Assistir

Quer assinar?

Então vá até a nossa loja e volte aqui para assistir


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Quero me cadastrar!

Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui > 2

teste

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >


Assine a newsletter

APROVEITE!

Adquira a Assinatura Superior por apenas R$ 0,90 no primeiro mês e tenha acesso ilimitado aos conteúdos no portal e no App.

Use o cupom 90centavos no carrinho.

A partir do 2º mês a parcela será de R$ 48,00.
Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento.