A pandemia de covid-19 gerou impactos sem precedentes no mercado de petróleo, que viu o preço do barril da commodity fechar abaixo de zero pela primeira vez na história. O setor vem se recuperando, mas as perspectivas não são promissoras. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), o consumo mundial de petróleo só voltará aos níveis anteriores à crise em 2023, desde que a pandemia seja controlada no próximo ano.
Superada a questão do novo coronavírus, esse mercado ainda precisa lidar com as mudanças climáticas e a ascensão da agenda sustentável, que parecem inconciliáveis com as atividades de exploração do petróleo. Diante de todos esses desafios, como o setor deve reagir?
Para responder a essa e outras questões, a Conexão Capital convidou Marcelo Seraphim, diretor da organização Principles for Responsible Investment (PRI) no Brasil, para mediar uma conversa com os especialistas Adriano Pires, sócio-fundador e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), e Luis Sales, estrategista-chefe da corretora Guide Investimentos.
O evento aconteceu no dia 29 de outubro de 2020.